Na próxima segunda-feira (2/9), o Coral Hélio Teixeira da Rosa, do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), celebrará 22 anos de uma trajetória marcada pela música e pela integração entre seus integrantes, o público interno e a comunidade. Criado oficialmente em 2 de setembro de 2002, por meio da Resolução TC-06/2002, o grupo recebeu o nome em homenagem ao ilustre maestro catarinense e pesquisador da história da música estadual, que foi servidor do TCE/SC.
Com o objetivo inicial de promover o bem-estar físico e mental dos servidores, bem como o espírito de solidariedade, o trabalho em equipe e a amizade, o grupo abriu suas portas à comunidade em 2006. Desde então, é permitido que outros interessados participem de suas atividades e desenvolvam aptidões artístico-musicais.
Atualmente, conta com 38 cantores e, desde 2010, está sob a regência do maestro Giovane Pacheco. A preparação vocal é conduzida pela soprano Cláudia Todorov, que se juntou ao grupo logo no início de suas atividades, para atuar também como pianista. Recentemente, Gabriel Stortz foi integrado como assistente de regência, enquanto a direção artística permanece a cargo do regente-fundador, Rogério Guilherme de Oliveira, servidor do TCE/SC.
Com um repertório eclético, que abrange músicas folclóricas e populares e obras de compositores catarinenses, brasileiros e internacionais, o coral lançou em 2007 seu primeiro CD, com composições que exaltam a riqueza da cultura musical da Ilha de Santa Catarina e inclui participações de músicos locais e da Banda da Polícia Militar de Santa Catarina. De 2007 a 2018, o pianista Luiz Gustavo Zago contribuiu ativamente com a preparação do grupo e o acompanhou nas apresentações.
O Coral Hélio Teixeira da Rosa tem participado de eventos institucionais, como cerimônias oficiais do TCE/SC, da Assembleia Legislativa e do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, entre outros, além de ações filantrópicas em hospitais e asilos de Florianópolis e região. O grupo também representou a música catarinense em encontros de corais de Tribunais de Contas, em São Paulo, Sergipe e Goiás. Foi o coral-base dos musicais Recortes da Broadway (2012) e Recortes de Natal (2017), levados à cena no Teatro Ademir Rosa (CIC), produzidos a partir de iniciativas dos integrantes.
Com a chegada da pandemia em 2020 e a suspensão de atividades presenciais, o Coral Hélio Teixeira da Rosa manteve viva a sua missão de conectar as pessoas por meio de videoclipes, que proporcionaram alívio em tempos difíceis. Disponíveis na playlist do canal do TCE/SC no YouTube, as apresentações virtuais continuam a ampliar o alcance do grupo para além das fronteiras físicas.
Em julho, foi gravado o videoclipe “Oração de São Francisco de Assis”, a ser lançado nos próximos dias, que marcará mais um ano dessa história de sucesso e mantém viva a essência do Coral Hélio Teixeira da Rosa: conectar pessoas, unir vozes, espalhar esperança e tocar corações.
Regência: Giovane Pacheco
Preparadora vocal e pianista: Cláudia Todorov
Assistente de regência: Gabriel Stortz
Diretor artístico: Rogério Guilherme de Oliveira
Rogério Guilherme de Oliveira
Regente-fundador e atual diretor do Coral Hélio Teixeira da Rosa
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies