menu

Descarte separado por tipo de resíduo e ausência de lixeiras individuais já são realidade em alguns setores do TCE/SC

sex, 04/04/2025 - 10:21
Banner horizontal com fundo cinza e bordas superior e inferior verdes. Ao centro, duas fotos. Uma mostra dicas de descarte de resíduos colada na porta de um dos setores do TCE/SC. A outra mostra três grandes lixeiras com adesivos de “Recicláveis”, “Rejeitos” e “Orgânicos”, dispostas no TCE/SC.

Até o final deste ano, toda a sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) deverá estar adequada às diretrizes de descarte de resíduos sólidos que estão sendo implantadas pela Comissão Ambiental, Social e Governança (ASG). A Comissão é a responsável pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), juntamente com a Diretoria-Geral de Administração e a Coordenadoria de Engenharia, Infraestrutura e Transporte (Ceit). 

O projeto-piloto para implantação do PGRS envolve cerca de 120 pessoas, que atuam no 5º andar, no refeitório, nas salas do Almoxarifado e Patrimônio e no setor dos terceirizados do TCE/SC. Em fevereiro, o grupo participou de uma capacitação para o descarte adequado de resíduos. 

Desde então, esses setores contam com lixeiras para o descarte separado de diferentes tipos de resíduos. Também foram retiradas as lixeiras individuais que ficavam ao lado de algumas mesas de trabalho. 

A execução do projeto-piloto está sendo acompanhada pela Ceit e pela empresa Ambitus, além da Comissão ASG. A Ambitus Consultoria Ambiental foi contratada para elaborar o PGRS, que deverá estar concluído ainda no primeiro semestre deste ano. 

Em breve, ações como estas do projeto-piloto serão uma realidade em todo o Tribunal de Contas do Estado. Enquanto isso, a Comissão ASG e a Ambitus separaram algumas dicas para todo o público interno ir se familiarizando com o que vem por aí. Veja na imagem. 

Imagem

 

 

 

 

 

Agenda 2030 da ONU 

A Gestão de Resíduos é um dos oito temas principais do Plano de Logística Sustentável do TCE/SC, aprovado pela Resolução N. TC-270/2024. 

Reduzir a geração de resíduos sólidos e melhorar a gestão, com uma destinação adequada, são ações que estão em acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) números 12 e 13 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU): 

12. Consumo e produção responsáveis 
13. Ação contra a mudança global do clima 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC   
Twitter: @TCE_SC   
YouTube: @TribContasSC   
Instagram: @tce_sc   
WhatsApp: (48) 98809-3511   
Facebook: TribunalDeContasSC  
Spotify: Isso é da sua conta  
TikTok: @tce_sc  
Linkedin: @tcesc  
Flickr: www.flickr.com/tce_sc   

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques