O Tribunal de Santa Catarina (TCE/SC) reúne, em sua nova ferramenta de transparência — o Farol TCE/SC —, no painel “Despesas”, informações detalhadas de despesas dos Poderes do Estado e dos municípios catarinenses. Os dados estão disponíveis em dois módulos específicos.
Os dados disponibilizados no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal de Santa Catarina (Sigef) abastecem o espaço destinado às despesas estaduais, com periodicidade de um dia anterior à data pesquisada.
As informações referem-se a empenho, liquidação, pagamento e estornos dos últimos 5 anos. Na aba de abertura, o usuário é alertado de que as informações encontradas no painel devem ser utilizadas para fins de pesquisa e programa de fiscalização. Para se constituírem provas, os dados devem ser confirmados e homologados na origem.
As pesquisas podem ser feitas utilizando-se os seguintes filtros:
- Poder;
- órgão;
- unidade gestora;
- CPF/CNPJ;
- nome do credor;
- categoria econômica;
- grupo de natureza de despesa;
- elemento de despesa;
- detalhamento elemento despesa;
- modalidades de aplicação;
- programa;
- função;
- subfunção;
- contrato;
- ano de empenho;
- mês;
- documento/liquidação;
- tipo de documento de liquidação;
- ordem bancária;
- número de empenho;
- grupo fonte de recurso;
- tipo fonte de recurso;
- fonte de recurso;
- especificação fonte de recurso;
- ação e subação.
No espaço destinado às informações detalhadas das despesas públicas dos jurisdicionados da esfera municipal do TCE/SC, a fonte dos dados é o Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), referente aos últimos 6 anos.
Há orientação para que a busca por nome do credor seja efetuada pelo CNPJ, porque o credor pode apresentar mais de um nome.
As pesquisas das despesas municipais podem ser feitas utilizando-se os seguintes filtros:
- ente;
- unidade gestora;
- tipo de unidade;
- macrorregião;
- Poder ou órgão independente;
- função;
- subfunção;
- ação do governo;
- categoria econômica;
- grupo de natureza de despesa;
- modalidade de aplicação;
- elemento de despesa;
- detalhamento elemento de despesa;
- grupo fonte de recurso;
- detalhamento elemento de recurso;
- CNPJ/CPF credor;
- nome do credor;
- ano de empenho;
- código de acompanhamento.
O Farol TCE/SC oferece, além de informações sobre despesas, dados da administração pública referentes a receitas, meio ambiente, licitações, pessoal, educação, gestão e saúde dos 295 municípios de Santa Catarina e do Governo do Estado.
O projeto Farol TCE/SC integra o Plano de Ação do TCE/SC 2021/2022, instituído pela Portaria N.TC-248/2021, e foi desenvolvido pela Diretoria de Informações Estratégicas (DIE), pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e pela Assessoria de Comunicação Social (Acom).
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