menu

e-Siproc permite gerenciamento de documentos e produção de indicadores de desempenho do TCE/SC

qua, 31/08/2016 - 14:41
Banner e-Siproc

 “A implantação do sistema que absorveu todo o rito processual do TCE/SC vai precisar da colaboração de todos”. A frase do assessor da Presidência Cláudio Cherem de Abreu reforça a necessidade do envolvimento do público interno para que o objetivo esperado com o novo Sistema de Controle de Processos (e-Siproc) do Tribunal de Contas de Santa Catarina — gerenciamento de documentos, produção de indicadores de desempenho — seja alcançado.

Ao abrir a apresentação da ferramenta no auditório, no dia 19 de agosto, o coordenador do projeto ressaltou, a diretores, coordenadores e chefes de divisão da área técnica, Consultoria-Geral e Secretaria-Geral, que cada servidor terá uma visão de conjunto do trabalho de toda a Diretoria, através do painel de controle e dos diagramas de atividade.  

As discussões para o desenvolvimento do e-Siproc iniciaram em 2011. De acordo com o diretor de Informática (DIN), Paulo Roberto Riccioni Gonçalves, a concepção da arquitetura da ferramenta integrou o Plano Diretor de Tecnologia da Informação, para o período 2013-2016.  

A DIN utilizou softwares abertos e contou com a orientação da equipe multidisciplinar coordenada por Cherem (Saiba mais 1). Foram levados em consideração a realidade interna, a necessidade da convergência de funcionalidades dos sistemas já utilizados pelo Tribunal, entrevistas realizadas com alguns servidores e o projeto de mapeamento e redesenho dos principais processos de controle externo do TCE/SC, executado em parceria com consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), com início em 2009 e concluído em 2010.

Outros assuntos

A reunião contou, ainda, com exposições de outros cinco integrantes da equipe responsável pela implantação da ferramenta. Eles prestaram esclarecimentos sobre a Resolução n. TC- 126/2016, que ampliou a regulamentação do processo em meio eletrônico no âmbito da Instituição, e repassaram informações sobre os procedimentos relativos à autuação, à tramitação, ao encerramento e à desmaterialização dos processos eletrônicos de controle externo, além do TCE Virtual — aplicativo responsável pela operacionalização do conjunto de atividades e peças do e-Siproc — e da Sala Virtual — espaço voltado ao público externo.

 

Saiba mais 1: Equipe

Cláudio Cherem de Abreu (coordenador) – Presidência

Neimar Paludo – Presidência

Walkiria Machado Rodrigues Maciel – Corregedoria-Geral

Paulo Roberto Riccioni Gonçalves – Diretoria de Informática

Wallace da Silva Pereira – Diretoria de Informática

Mariléa Pereira – Diretoria de Informática

Leonardo Manzoni – Diretoria de Informática

Michel Luiz de Andrade – Diretoria de Informática

Thiago Felipe Cyrino – Diretoria de Informática

Francisco Luiz Ferreira Filho – Secretaria-Geral

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques