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Eficiência, criatividade e inovação são temas abordados durante o painel Design Thinking, no I CNCTC

qua, 15/02/2023 - 08:47
Banner com a foto da palestrante Guta Orofino, em primeiro plano e no lado direito. Ao fundo, painel de led com projeção do texto "Design Thinking - uma abordagem estratégica para resolver qualquer problema complexo". No canto superior direito, o logotipo do evento.

Durante o I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), que ocorre no TCE/SC, em Florianópolis, o “Design Thinking – A força da imagem na comunicação” foi tema do segundo painel desta tarde (14/2). A palestra foi ministrada pela designer Guta Orofino, uma das principais especialistas do assunto no país. A mediação foi feita pelo conselheiro do TCE de Mato Grosso Sérgio Ricardo de Almeida e pela auditora de controle externo do TCM de Goiás e coordenadora da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Priscila Borges.  

A palestrante Guta Orofino afirmou que “nós temos muito o que apreender sobre comunicação”. Explicou o significado do Design Thinking, uma abordagem prático-criativa que auxilia na resolução de problemas e na tomada de decisão. “O design nos habilita a interferir e a mudar a nós mesmos, o nosso entorno e a nossa sociedade”, disse, ao acrescentar que também ajuda a tornar possível o processo de mudança e de desenvolvimento de novos produtos e serviços. 

Ela observou que o fomento do pensamento criativo, a confiança nas novas ideias e o desenvolvimento de empatia pelo público-alvo são os aspectos mais importantes para o desenvolvimento e a aplicação de novas iniciativas em uma organização. “Inovar é causar impacto positivo nas pessoas”, destacou. 

Ao responder a mediadora do debate, Priscila Borges, coordenadora da Abracom/CNPTC, sobre a abordagem do tema na comunicação pública e os obstáculos para a execução neste ambiente, a designer acredita que é preciso quebrar a resistência dos vários setores da sociedade e investir nas inovações. 

Durante o painel, o conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, que também é jornalista, apresentou a experiência de implantação da TV aberta do tribunal mato-grossense, que funciona 24 horas, destacando que o projeto é um exemplo de resistência. Ao final, parabenizou a palestrante pela apresentação do tema inovador. 

O CNCTC é uma promoção do TCE/SC, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Abracom, do CNPTC e do Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio da Acaert. 

 

 

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