O Espaço Cultural Willy Zumblick, do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), receberá, de 19 a 30 de novembro, exposição de Juan Godoy, artista com mais de 50 anos dedicados à pintura, desenho e escultura (Saiba mais). Com o tema “Luz Radiante do Neo Impressionismo Abstrato”, a intenção do artista é mostrar as cores da natureza através de imagens abstratas. A mostra terá quadros e esculturas em pedra, metal e madeira. A visitação gratuita estará aberta de segundas às sextas-feiras, das 9 às 19 horas, no hall da sede do TCE/SC, com entrada pela rua José da Costa Moellman.
"A cor está em tudo", diz Juan Godoy. O artista tem uma grande preocupação com a luz e a cor, mas pouco com a forma, ou seja, um traço, uma linha, uma imagem definida. Ele explica que, como as cores são faixas de ondas e o comprimento destas ondas é o que define as cores, procura aplicá-las de forma que originam uma visão mística e exigente por parte do olhar do espectador. "Vejo que posso estimular os olhares imaginários dos espectadores, diante de minhas obras artísticas, um mundo amplo de significados e que movem seus sentimentos e admiração pelo que estão observando", afirma.
As obras que serão expostas no TCE/SC são resultado de uma junção do Abstracionismo com o Impressionismo. Foi a partir desta fusão que Godoy criou o Luminosionismo na pintura. O objetivo desta nova técnica, que utiliza a Teoria do Contraste Simultâneo das Cores e da Teoria Quântica, é fazer com que o espectador tenha a possibilidade de ampliar a percepção de múltiplas personalidades de uma obra abstracionista.
O artista optou há muitos anos por abandonar pincéis e passou a utilizar cores puras, aplicando-as diretamente na tela com a palma das mãos. Em algumas de suas obras utiliza a espátula.
Quadros do pintor estão espalhados em diversas coleções na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia. O Museu de Arte do Estado de Santa Catarina (Masc) é um dos museus brasileiros que tem suas obras no acervo. Juan Godoy cursou Artes Plásticas na Espanha e, além de pintor e escultor, é jornalista e poeta.
O Espaço Cultural Willy Zumblick foi criado, em 2014, com o objetivo de contribuir para a disseminação da cultura na sociedade e aproximar o cidadão de artistas, escritores, historiadores e outras manifestações culturais. Seu uso está regulamentado pela Portaria TC-0619/2014. As solicitações deverão ser feitas via ofício endereçado ao presidente do TCE/SC, por meio do e-mail amilitar@tce.sc.gov.br.
O artista:
Juan Godoy - Pintor, escultor, desenhista, jornalista e poeta. - Aos 15 anos fez sua primeira exposição individual na Biblioteca Pública de Lages (SC). - Ganhou o prêmio de Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Poesias da Revista Brasília, em 1984, com o poema “Retirantes”. - Produziu mais de 3.600 obras. - Participou de diversas exposições coletivas e individuais. - Participou de curso sobre Artes Plásticas, na Espanha.
|
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies