O TCE/SC sediará o quarto Encontro da Rede ProPEN, evento que visa reunir gestores públicos para debater a ampliação do processo eletrônico e a transformação digital dos serviços públicos no Brasil. O evento, marcado para 5 e 6 de março de 2026 em Florianópolis, reunirá agentes públicos estaduais e municipais para discutir desafios, compartilhar soluções e fortalecer a cooperação federativa na modernização administrativa via sistemas eletrônicos como o SEI e Tramita GOV.BR.
O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) vai receber a quarta edição do Encontro da Rede ProPEN, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O evento ocorrerá em Florianópolis (SC), nos dias 5 e 6 de março, e tem como objetivo reunir gestores de todo o país para debater estratégias de ampliação do processo eletrônico e fortalecer a cooperação federativa na transformação digital dos serviços públicos. Para participar, clique aqui.
O Encontro da Rede ProPEN é voltado a agentes públicos dos governos estaduais e municipais interessados ou que integram o Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), do MGI, e atuam na gestão de soluções, como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e a plataforma Tramita GOV.BR, além de parceiros na área.
Durante o evento, que nesta edição conta com a parceria do Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) e do TCE/SC, os participantes poderão discutir desafios e compartilhar soluções conjuntas para modernizar a administração pública com os sistemas de processo eletrônico.
"Queremos repetir o sucesso da terceira edição, realizada no ano passado, em Brasília. O objetivo é promover a interação direta entre gestores, além da troca de experiências entre os estados, que estão em diferentes etapas de adesão ao programa e de distribuição dos sistemas", avalia o secretário de Gestão e Inovação do MGI, Roberto Pojo.
Instituído pelo Decreto n. 11.946/2024, o ProPEN tem como objetivo promover a adoção do processo administrativo eletrônico no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, por meio de um conjunto de ações compartilhadas para viabilizar a implantação das soluções que compõem o Processo Eletrônico Nacional (PEN). O programa integra ainda o Catálogo de Soluções do Programa Nacional de Gestão e Inovação (PNGI) do MGI, que visa apoiar estados e municípios com ferramentas do governo federal voltadas à modernização da administração pública.
Já conta com a adesão de 16 estados, do Distrito Federal e de quatro capitais, além de mais de 245 municípios que utilizam as soluções de processo eletrônico distribuídas pelos governos estaduais. De acordo com o painel do ProPEN, somente em 2025, mais de 71 milhões de processos eletrônicos foram gerados. Esse volume evitou o uso de mais de 14 bilhões de folhas de papel, o equivalente à preservação de cerca de 1,4 milhão de árvores e à economia de 141 bilhões de litros de água (volume suficiente para encher aproximadamente 56 mil piscinas olímpicas). Além do ganho ambiental, a digitalização ampliou o acesso à informação, com mais de 720 mil usuários internos e 2,53 milhões de usuários externos cadastrados nos sistemas.
IV Encontro da Rede ProPEN
Data: 5 e 6 de março de 2026
Local: Auditório bordô do TCE/SC, localizado na Rua José da Costa Moellmann, 104, Centro — Florianópolis (SC) — CEP: 88020-170.
Público: agentes públicos que atuam no governo estadual ou municipal com a gestão de soluções de processo eletrônico
Inscrições: https://redeparcerias.sistema.gov.br/evento_inscricao/106
Com informações:
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)
Acompanhe o TCE/SC:
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies