menu

Etapa do XII Ciclo em Blumenau registra a participação de 392 gestores públicos

qua, 28/07/2010 - 14:17
Etapa do XII Ciclo em Blumenau registra a participação de 392 gestores públicos

     O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) realizou, nesta quarta-feira (28/7), em Blumenau, mais uma etapa do XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. Cerca de 400 gestores públicos de cidades que integram as regiões do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e da Foz do Rio Itajaí (Amfri) receberam orientações para o aperfeiçoamento das administrações municipais. “Uma ótima oportunidade de atualizar conhecimento e esclarecer dúvidas”, disse o presidente da Corte catarinense, conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, na abertura dos trabalhos no campus do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). O corregedor-geral do TCE/SC, conselheiro Luiz Roberto Herbst, também participou da solenidade.
     O prefeito de Gaspar, que representou a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Pedro Celso Zuchi, elogiou a iniciativa do Tribunal catarinense em levar a informação aos agentes públicos. “O Ciclo é de extrema importância porque aproxima a administração pública do TCE/SC”, afirmou. O prefeito de Apiúna, representante da Ammvi, Jamir Marcelo Schmidt, fez questão de destacar a grande participação de técnicos. Segundo o Instituto de Contas, 331 pessoas participaram das oficinas voltadas para a clientela técnica. A vereadora de Taió Iara Mariza Bonin, que representou a União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), parabenizou o TCE/SC pela ação de orientação. “O evento capacita o vereador para a correta aplicação dos recursos públicos. Somos cobrados, mas primeiro precisamos ter o conhecimento”, finalizou.
     No Ciclo de Estudos desse ano estão sendo desenvolvidas duas programações paralelas. A primeira para agentes políticos — prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais —, realizada no período da manhã. A outra, para técnicos municipais, ocorre durante todo o dia e tem quatro opções de oficinas temáticas — “contabilidade”, “controle interno”, “licitações, contratos, obras e serviços” e “atos de pessoal” — para os participantes escolherem, de acordo com seu interesse.
     O XII Ciclo, principal atividade de capacitação externa realizada pelo TCE/SC, por meio do Instituto de Contas, tem a parceria da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), das associações de municípios, da União dos Vereadores do Estado (Uvesc), do Ministério Público do Estado (MPSC), do Ministério Público junto ao TCE/SC e do Tribunal de Contas da União. O apoio financeiro é do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex). Até o dia 5 de agosto, outros quatro encontros serão realizados: Jaraguá do Sul (29/7), Videira (3/8), Joaçaba (4/8) e Lages (5/8).

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques