menu

Homenagem às mulheres do TCE/SC no Dia Internacional da Mulher

sab, 08/03/2025 - 07:04
Foto do servidor do TCE/SC Rogerio Guilherme de Oliveira segurando uma quadro com o desenho em aquarela da Anita Garibaldi - uma mulher branca, com cabelos escuros presos num coque. Atrás dele, vários quadros com a temática de Anita Garibaldi pendurados nas paredes.

Por Rogério Guilherme de Oliveira 

Neste Dia Internacional da Mulher, gostaria de prestar uma homenagem a cada uma de vocês, mulheres incríveis, que fazem parte da nossa história, cujo talento e dedicação impulsionam o Tribunal de Contas de Santa Catarina e inspiram todos ao seu redor. 

A homenagem se materializa em uma aquarela assinada pelo artista catarinense Bruno Barbi, baseada na única imagem de Anita Garibaldi certificada por seu filho Ricciotti Garibaldi como fiel ao verdadeiro rosto de sua mãe. A obra original foi pintada em 1845, por Gaetano Gallino, em Montevidéu, ocasião em que também retratou Giuseppe Garibaldi. Agora, essa nova interpretação da heroína catarinense passa a integrar a Galeria Anita Garibaldi, espaço dedicado à preservação de sua memória, na exposição permanente “Corte de Contas de Santa Catarina: origens e trajetória em 65 anos de história”. 

Anita foi protagonista de sua própria história. Sua trajetória inspira pela coragem, pela luta por ideais de liberdade e justiça social, e pelo exemplo de resiliência que transcende gerações. 

Que, neste Dia Internacional da Mulher, possamos reafirmar o compromisso institucional com a equidade e o respeito, assim como reconhecer os desafios já superados e as conquistas alcançadas. Que esta data nos inspire a construir, juntos, um ambiente cada vez mais justo e inclusivo, onde todas as mulheres possam desenvolver plenamente seu potencial e continuar transformando o mundo ao seu redor. 

Viva Anita! Salve a todas as mulheres do TCE/SC e do mundo! 

Bruno Barbi: o artista por trás da homenagem 
Bruno Barbi, natural de Florianópolis, cujo talento e sensibilidade transformam rostos e histórias em arte, tem se destacado por seu trabalho expressivo, que valoriza a identidade, a memória e as lutas sociais.   

Com traços marcantes e um olhar profundo sobre a história e a cultura, suas pinturas capturam a força de figuras emblemáticas, como Anita Garibaldi, a heroína que inspira esta homenagem.  

Mais sobre o artista em: https://www.brunobarbi.com/

Rogério Guilherme de Oliveira é servidor do TCE/SC, atualmente chefe de gabinete da Corregedoria-Geral, e autor da doação da obra ao Tribunal.

 

Crédito da foto: Maurício Vieira (Acom - TCE/SC)

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques