menu

Inauguração da nova sede marca início da programação alusiva aos 57 anos do TCE/SC

qui, 22/11/2012 - 13:59
Inauguração da nova sede marca início da programação alusiva aos 57 anos do TCE/SC

A solenidade de inauguração do novo edifício-sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), na terça-feira (27/11), às 17 horas, marca o início da programação alusiva aos 57 anos de criação da Instituição responsável pela fiscalização das contas públicas do Estado e dos municípios catarinenses. Construído em área contígua à da atual sede, no centro da Capital, o novo prédio, com 16.327,62 m² de área construída e 20 pavimentos, atende a padrões e normas de segurança, sustentabilidade e acessibilidade. 
 

Para o presidente do TCE/SC, conselheiro César Filomeno Fontes, a nova sede vem atender a uma demanda de espaço de pelos menos duas décadas, determinada pela criação de setores e serviços indispensáveis para que a Corte de Contas pudesse absorver a ampliação de suas atribuições, nos últimos anos, e pelo consequente aumento de pessoal, principalmente, a partir do ingresso de servidores aprovados nos concursos públicos de 1998 e 2006. Em dezembro de 2000, eram 453 servidores e, hoje, são 532, sem contar com os 49 estagiários, segundo dados do setor de Recursos Humanos. As alterações na estrutura administrativa foram necessárias para que o Tribunal cumprisse, além de preceitos constitucionais, exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e, mais recentemente, normas definidas pelas leis da Transparência e de Acesso à Informação.
 

“As melhores condições de trabalho dos servidores deverão concorrer para maior produtividade e qualidade dos serviços prestados à população e quem será beneficiada é a sociedade catarinense”, considera Fontes, ao lembrar que as novas instalações foram projetadas para suprir as necessidades de espaço no futuro. O conselheiro destaca que a inauguração do novo edifício-sede permitirá que todos os setores do TCE/SC funcionem num único endereço, gerando avanços na racionalização e agilidade dos serviços, além de contribuir para economia dos recursos financeiros utilizados na locação do imóvel onde estavam instalados o Instituto de Contas, a Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais e os gabinetes dos auditores. 
 

A realização de homenagens ao governador Raimundo Colombo, ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gelson Merísio, ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Cláudio Barreto Dutra, e ao chefe do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), procurador-geral de Justiça, Lio Marcos Marin, integra o ato de abertura das comemorações do aniversário do TCE/SC. As autoridades receberão as honrarias instituídas pelo Tribunal de Contas para distinguir pessoas e organizações que tenham contribuído para o aprimoramento do controle externo. Serão entregues as réplicas da estátua de Anita Garibaldi e do quadro da “Proclamação da República Juliana”, junto com o respectivo diploma e informações que retratam a história, as personalidades e os autores das peças originais, Antônio Caringi e Willy Zumblick.
 

A solenidade, no auditório do novo prédio, deve reunir, além de integrantes dos três Poderes do Estado, do MPSC, do TCE/SC e de outros tribunais de contas do País, demais autoridades federais, estaduais e municipais, representantes de entidades dos setores público e privado, e servidores ativos e inativos da Instituição. 

 

Eventos culturais

A programação alusiva aos 57 anos da Corte de Contas catarinense, na semana que vem, ainda contemplará eventos culturais voltados para o público interno. Na quarta-feira (28/11), às 18 horas, no auditório da nova sede, será realizado o “I Encontro de Corais do Tribunal de Contas de Santa Catarina”. O evento vai celebrar os 10 anos de criação do Coral Hélio Teixeira da Rosa — formado por 25 servidores e amigos do TCE/SC — sob a regência do maestro Giovane Pacheco, que está à frente do grupo desde 2010. Além do “Hélio Teixeira da Rosa”, o Encontro contará com a participação dos corais da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e da Associação dos Magistrados Catarinenses, da Associação Coral Besc, do Coral Univozes, de São José, e do Coral de Capoeiras — da Associação dos Funcionários da Dígitro Tecnologia.
 

"Recortes da Broadway”, que reúne 20 cenas imortalizadas de nove grandes espetáculos do teatro musical americano, encenados em português, é a atração programada para quinta-feira (29/11), às 17h30, também no novo auditório do Tribunal. A única exceção será Singing in the rain (“Cantando na Chuva”), um ícone do gênero, no cinema — que completa 60 anos, em 2012 —, a ser levado à cena em inglês. 
 

Concebido e dirigido pelo tenor catarinense Rogério Guilherme — servidor do TCE/SC e o primeiro regente do Coral Hélio Teixeira da Rosa —, o “Recortes da Broadway” terá a participação especial das sopranos Rute Gebler e Cláudia Todorov e do tenor Thompson Magalhães, entre os 45 cantores-atores e bailarinos de vários grupos que integram a cena cultural da Capital catarinense. A direção cênica e a coreografia são de Manoella Vieira da Silva e os pianistas Luiz Gustavo Zago e Marcos Rocha assinam a direção instrumental do espetáculo, que conta com um grupo de cinco instrumentistas do circuito musical de Florianópolis. 
 

A apresentação no TCE/SC será a estreia do espetáculo a ser encenado, no próximo dia 12 de dezembro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis.
 

Na sexta-feira (30/11), das 12h30 às 13h30, no auditório novo, a programação cultural abre espaço para a música popular brasileira e para o rock nacional nas interpretações da banda Descontrole Interno — integrada por servidores do Tribunal. Com sua formação completa, a Banda, que tem feito sucesso em apresentações voltadas ao público interno e em eventos externos, brindará os servidores com um show que trará canções que tem marcado o repertório do grupo.

 

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques