menu

Inscrições para o 1º Concurso de Redação e Desenho do CNJ estão abertas até dia 3 de outubro

sex, 27/09/2013 - 15:46

Estão abertas até o dia 3 de outubro as inscrições do 1º Concurso de Redação e Desenho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Voltado para crianças de 6 a 11 anos matriculadas no ensino fundamental, o concurso tem como tema “Criança, Cidadania e Justiça”. O objetivo é estimular a reflexão sobre direitos e deveres. A inscrição pode ser feita no formulário disponível no Portalzinho CNJ, onde também se encontra o regulamento, ou enviada via Correios.

As redações devem ser escritas à mão e conter no máximo 25 linhas. Os desenhos também devem ser feitos manualmente em folha A4. Ambos os trabalhos precisam ser originais e enviados para o endereço portalzinho@cnj.jus.br — escaneados ou fotografados — ou via Correios. Os participantes podem se inscrever nas duas modalidades ou em apenas uma.

Os melhores trabalhos dos dois grupos — o de crianças de 6 a 8 anos e o de crianças de 9 a 11, modalidade redação ou desenho — serão premiados com o “Kit Portalzinho CNJ” e a publicação dos trabalhos do Portalzinho CNJ.

A iniciativa vai ao encontro da proposta do II Concurso de Redação do Tribunal de Contas de Santa Catarina, principal ação do Projeto “TCE na Escola”, direcionado para alunos dos 6º e 7º anos das 924 escolas da rede pública estadual. Com o tema “O papel do Tribunal de Contas e do cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público", o projeto pretende contribuir para o debate sobre o uso do dinheiro público e a formação de uma geração mais preparada para avaliar a qualidade dos gastos e ajudar a preservar o patrimônio público, numa parceria com a Secretaria de Estado da Educação.

“O objetivo é mostrar que a defesa do patrimônio público é compromisso de todos”, explica o presidente do Tribunal, conselheiro Salomão Ribas Junior, para quem há ainda uma falta de compreensão de que a tarefa é responsabilidade de toda a sociedade. “As pessoas ficam muito revoltadas e muito prontas a reagir quando têm surrupiado algum bem pessoal. Protestam pela polícia, por justiça. Quando você vê o mesmo episódio ocorrendo com o patrimônio público, a reação é mais tranquila, pacífica”, analisa Ribas Jr.

O prazo para a elaboração das redações encerrou no dia 13 de setembro e as escolas têm até 27 de setembro para selecionar a melhor redação que representará a unidade de ensino na etapa regional. O trabalho escolhido deverá ser enviado à respectiva Gerência Regional de Educação (Gered) até 4 de outubro, responsável por selecionar a melhor redação da região e encaminhá-la à SED até 25 de outubro.

Feito isso, uma Comissão Julgadora Mista avaliará as 37 redações — uma de cada regional e uma do Instituto Estadual de Educação — e escolherá as três melhores redações, até 8 de novembro. O resultado final do Concurso será divulgado no dia 11 do mesmo mês, antes da entrega dos prêmios em Florianópolis, marcada para o dia 18 de novembro.

Os classificados em 1º, 2º e 3º lugares e seus professores orientadores serão premiados com tablets, e, suas escolas, receberão kits de livros de literatura. Os alunos vencedores também serão contemplados com uma viagem à Florianópolis junto com o professor orientador. Eles farão um passeio cultural e participarão da solenidade de premiação, na sede do TCE/SC.

Mais informações sobre o Projeto TCE na Escola poderão ser obtidas no Portal do Tribunal de Contas (www.tce.sc.gov.br), no hotsite (http://servicos.tce.sc.gov.br/concurso2013/) desenvolvido exclusivamente para a iniciativa.  

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques