menu

Membros do TCE/SC prestigiam participação da procuradora-geral do MPC/SC em evento nacional que homenageou as mulheres do sistema Tribunais de Contas

ter, 30/03/2021 - 18:18
Membros do TCE/SC prestigiam participação da procuradora-geral do MPC/SC em evento nacional que homenageou as mulheres do sistema Tribunais de Contas

A sessão plenária telepresencial do Tribunal de Contas de Santa Catarina desta segunda feira (29/3) foi temporariamente suspensa pelo presidente Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, para que os conselheiros e conselheiros substitutos pudessem prestigiar a live “As mulheres mudam o mundo”, promovida pelo Conselho Nacional dos Presidentes de Tribunais de Contas (CNPTC) e pelo Tribunal do Contas dos Municípios de Goiás. Durante o evento, a procuradora-geral do Ministério Público de Contas catarinense (MPC/SC), Cibelly Farias, foi uma das participantes convidadas.

O talk show prestou homenagem a todas as mulheres do sistema TCs, com destaque para as presidentes de Cortes de Contas brasileiras: ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar (TCU) e conselheiras Cristiana de Castro Moraes (TCE/SP), Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins (TCE/PI), Mara Lúcia Barbalho da Cruz (TCM/PA) e Maria de Lourdes Lima de Oliveira (TCE/PA).

Durante a live, a procuradora-geral Cibelly, que preside o Conselho Nacional de Procuradores-gerais de Contas (CNPGC), enalteceu o trabalho desenvolvido pelas homenageadas, ressaltando o fato histórico de que, pela primeira vez, cinco mulheres desempenham a presidência de tribunais de contas simultaneamente. A procuradora-geral do MPC catarinense também ressaltou que, atualmente, dos 177 procuradores de contas brasileiros, 49 são do sexo feminino, e que dos 32 procuradores-gerais, nove são mulheres. Cibelly frisou ainda que, das oito gestões do CNPGC, quatro delas foram presididas por procuradoras. 

Ao referir-se ao colegiado do TCE/SC, Cibelly Farias destacou “o excelente trabalho que a conselheira substituta Sabrina Nunes Iocken vem desenvolvendo em nosso Estado, inclusive com reconhecimento em âmbito nacional, na área de apreciação das contas das prefeituras, focada na análise de dados com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)”.

Além da representante catarinense, o evento também contou com as participações da juíza Renata Gil de Alcântara Videira, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros; da juíza Patrícia Machado Carrijo, presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego); e da vice-presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), Thaisse Craveiro.

O talk show “As Mulheres mudam o mundo” teve ainda o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (ABRACON), Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) entre outros órgãos corporativos do controle externo e da magistratura.
 

Galeria de Fotos
Fechar
Publicações
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC