menu

Tribunal de Contas abre inscrições para II Fórum TCE Educação

Submitted by admin on sex, 17/08/2018 - 17:23

(OUÇA)

(TCE Informa)

TRILHA DE CHAMADA

 

 

LOCUTOR: Já estão abertas as inscrições para a segunda edição do Fórum TCE Educação que será realizado em 13 de setembro no auditório da Corte de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis. O Fórum é direcionado para os secretários municipais de educação, servidores das áreas administrativas das prefeituras e representantes das 21 associações de municípios que trabalham em áreas de planejamento e execução de ações ligadas ao setor de ensino.

 

O tema central do II Fórum TCE Educação é eficiência e transparência na gestão pública do setor educacional e é coordenado pelo gabinete do conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca em cooperação com o Instituto de Contas (Icon) do Tribunal. Gerson Sicca, que é o gestor do Acordo de Cooperação Técnica Operacional voltado ao monitoramento da execução dos planos de educação, ressalta que o evento tem como objetivo capacitar servidores públicos municipais. 

 

(Sonora Gerson dos Santos Sicca)

O II Fórum TCE Educação foi pensado para que se pudesse criar um ambiente de capacitação e orientação dos gestores da área, principalmente da educação naqueles temas que o Tribunal considera prioritários em relação a aspectos do sistema de ensino. O Tribunal tem dado muita prioridade a orientação quanto à necessidade de vincular os orçamentos aos Planos Municipais e, no caso do Estado, ao Plano Estadual de Educação (PEE). Ou seja, os orçamentos devem ser estruturados, elaborados, planejados, de modo a garantir a execução dos planos de educação.

 

LOCUTOR: A programação no dia 13 de setembro vai das 8h30 às 17 horas com palestras de representantes do Ministério da Educação (MEC), de especialistas na área de ensino, de técnicos das diretorias de controle do TCE/SC e debates com os participantes. O conselheiro substituto Gerson Sicca salienta que o Fórum vai discutir também a Gestão Democrática na Educação, enfatizando a importância de o servidor desta área estar voltado para uma atuação cada vez mais profissional.

 

(Sonora Gerson dos Santos Sicca)

Precisamos focar muito em eficiência, em profissionalização. Nós vamos ter uma parte do Fórum TCE Educação para discutir Gestão Democrática na Educação. Esse é um ponto chave na gestão, porque o gestor da educação, o diretor, ele tem que ser profissional, ele tem que estar comprometido com a comunidade escolar, mas ele também tem que estar comprometido com as metas que foram estabelecidas nos planos de educação.

 

LOCUTOR: O II Fórum TCE Educação tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro no Portal do TCE/SC, em www.tce.sc.gov.br. Clique no banner do evento, disponível no centro da página da área "Destaques".

 

(TCE Informou)

 

Tempo: 3’02’’

Áudio
Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques