menu

Novos residentes do TCE/SC são recepcionados com dinâmica de integração

seg, 22/04/2024 - 15:41
Foto do auditório azul do TCE/SC durante a recepção dos novos residentes. Em primeiro plano, de costas para a foto, estão os ingressantes, sentados em poltronas azuis. À sua frente, ao fundo da imagem, há seis pessoas em pé, fazendo uma apresentação. Iamara, da DGP, fala ao microfone.

Os novos residentes do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) participaram da dinâmica de integração à instituição na segunda-feira (15/4). Os 37 participantes, aprovados no processo seletivo do Programa de Residência, irão atuar nas áreas de Administração (15), Direito (20) e Tecnologia da Informação (2). Outros candidatos convocados devem iniciar suas atividades nos próximos meses.  

“O Programa de Residência estabelece uma parceria de benefícios mútuos entre o Tribunal de Contas e os residentes. O TCE auxilia na aprendizagem técnica e no crescimento profissional de cada residente e, em contrapartida, eles trazem uma nova perspectiva sobre os assuntos trabalhados nesta Casa. Com 37 residentes comprometidos em explorar maneiras de aprimorar e fortalecer o controle externo da administração pública, o programa se torna uma plataforma de troca de conhecimentos e experiências de grande valor”, explica a diretora de Gestão de Pessoas, Rosana Aparecida Bellan.  

Realizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), a integração começou por volta de 13h com uma dinâmica de grupo. Foi utilizada a ferramenta Points of You, que é baseada no uso de cartas com imagens e palavras para facilitar reflexões, insights e comunicação. Cada participante escolheu uma carta, e os facilitadores propuseram uma reflexão guiada relativa às imagens. Em seguida, os residentes foram convidados a se apresentarem ao grupo a partir das associações e ideias que surgiram na dinâmica. 

Na sequência, a programação contou com as apresentações da Diretoria-Geral de Controle Externo (DGCE), da Diretoria-Geral de Administração (DGAD) e da Comissão Permanente de Fomento à Abordagem Racial nas Ações de Fiscalização (CPFAR). Depois, a Assessoria de Governança Estratégica de Tecnologia da Informação (Aget) fez uma apresentação sobre proteção de dados.  

A partir das 15h30, integrantes da DGP explicaram como funcionam a Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DIDP) e a Coordenadoria de Registros Funcionais (CORF). Em seguida, houve um intervalo para o coffee break. Ao final, antes de os residentes serem encaminhados para as áreas onde irão atuar, foi apresentada a história do TCE/SC e das exposições instaladas em sua sede.    

O Programa  

Com duração máxima de 36 meses, a residência terá jornada presencial de 30 horas semanais. O valor mensal da bolsa é de R$ 4 mil, acrescido de auxílio-transporte no valor de R$ 400,00, como disposto na Portaria N. TC-9/2023. A participação não cria vínculo empregatício.  

Conforme a Resolução N. TC-224/2022, alterada pela Resolução N. TC-233/2023, e pela Resolução N. TC-248/2023, serão atribuições dos residentes:   

- auxiliar na execução das atividades;  

- realizar levantamento e tratamento de dados;  

- desempenhar atividades compatíveis com a formação acadêmica;   

- estudar matérias para propor a adoção dos procedimentos;  

- prestar atendimento ao público; e  

- controlar a movimentação de processos ou de procedimentos administrativos, judiciais ou de contas.  

 O Programa de Residência do TCE/SC contempla o total de 150 vagas para diversas áreas, sendo que 15 são asseguradas a pessoas com deficiência e 45 a autodeclaradas pretas ou pardas, segundo a Portaria N. TC-870/2023

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques