menu

Organizações precisam comunicar bem para serem reconhecidas, defende a diretora da Associação Brasileira de Comunicação Pública, em palestra para o TCE/SC

sex, 29/04/2022 - 15:48
Organizações precisam comunicar bem para serem reconhecidas, defende a diretora da Associação Brasileira de Comunicação Pública, em palestra para o TCE/SC

O primeiro encontro da série Por que simplificar?, do Programa Linguagem Simples & Inovação Jurídica do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), recebeu a jornalista Aline Castro, diretora de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT/SP) e da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública). Nesta quinta-feira (29/4), ela conversou com 64 profissionais do TCE/SC sobre Comunicação Pública e defendeu que as pessoas não sejam somente destinatárias das mensagens, mas interlocutoras.  

Aline Castro explicou que apenas disponibilizar uma informação não significa que a instituição cumpriu o objetivo de comunicar. É preciso que as pessoas compreendam a mensagem. Ela enfatizou a importância da linguagem simples para que o direito à informação seja plenamente exercido. 

O dever da transparência também só é cumprido pelo Estado se a comunicação for efetiva. A diretora de comunicação social do TRT/SP compartilhou algumas dicas de como escrever em linguagem simples, mas destacou que exercitar a escuta é uma das principais tarefas para se fazer entender. 

A jornalista destacou que a comunicação tem relação direta com o cumprimento da missão e o alcance da visão das instituições, que, em geral, almejam o reconhecimento. “Mas para se aproximar da sociedade, ser reconhecido, é preciso comunicar bem”, reforçou. 

Para Aline Castro, comunicar não é função somente de um setor específico. Ela destacou, com base em pesquisas, a efetividade da mensagem dos líderes quando se trata de comunicação interna. E lembrou que o contato com o público não ocorre apenas por meio da divulgação de notícias em sites ou redes sociais, mas que setores como Ouvidoria e de Balcão de Atendimento também comunicam diretamente com o público de interesse da organização.  

A conversa foi gravada e está disponível no Streaming do Instituto de Contas do TCE/SC para acesso do público interno. Assista! 

Já estão agendados os encontros 2 e 3 da série, nos dias 5/5 e 2/6. 

5/5 - Legal Design e Visual Law: a visão da magistratura brasileira sobre elementos visuais em petições 
        Bernardo de Azevedo e Souza. 

2/6 - A experiência do Supremo Tribunal Federal em simplificar a linguagem jurídica e corporativa 
        Thiago Gontijo e Márcia Bemerguy. 

 

Conheça um pouco mais sobre a jornalista Aline Castro 

Aline Castro é jornalista, com mestrado em comunicação institucional pela Universidade Metodista e especialização em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há 14 anos na Secretaria de Comunicação Social do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo, sendo que há 11 anos ocupa o cargo de diretora da unidade. Também é diretora de comunicação da ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública). Entre 2019 e 2020, exerceu o cargo de vice-presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), uma instituição sem fins lucrativos que tem como missão melhorar o Sistema de Justiça Brasileiro por meio da comunicação. 

Galeria de Fotos
Fechar
Publicações
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC