menu

Painel de Controle será a mesa virtual de trabalho do servidor do TCE/SC

sex, 24/06/2016 - 15:21
Banner e-Siproc

Como é de conhecimento do público interno, a partir do funcionamento do e-Siproc, previsto para ocorrer em julho, os processos que forem autuados no TCE/SC serão totalmente eletrônicos. Essa sistemática irá exigir um novo olhar e mudança de paradigma na rotina e nos procedimentos de trabalho dentro da instituição. “A ‘mesa de trabalho’, hoje composta por pilhas de processos de forma documental, será substituída, pelo Painel de Controle, onde, de maneira virtual, os processos estarão agrupados por cores e atores”, explica o coordenador de Desenvolvimento e Manutenção de Aplicativos da Diretoria de Informática, Wallace da Silva Pereira.   

Com o objetivo de alcançar resultados mais eficientes no ambiente online, a equipe responsável pela implantação do sistema de processos eletrônicos no Tribunal, com o apoio da Assessoria de Comunicação Social, fez um estudo sobre o uso da teoria das cores. Para representar e diferenciar o estado — situação e finalidade — de cada processo/documento, foram utilizadas cores diferentes. A definição das cores levou em consideração a funcionalidade da relação do “significado de cada cor” com a atividade que estará associada. As cores quentes — vermelho, laranja e amarelo —, que são as mais dinâmicas e estimulantes, estão relacionadas com as atividades prioritárias e que darão impulso para a próxima ação a ser executada (Quadro 1).

No Painel de Controle, cada servidor irá visualizar uma tela diferenciada e personalizada por perfil (matrícula e lotação). Na Figura 1, é possível visualizar a “mesa de trabalho” de uma diretoria técnica, onde cada ator — diretor, coordenador, chefe de divisão e técnico —, conforme seu perfil, tem um diagrama de atividades específico representado em um quadrado. Todo diagrama tem a lista de processos com a atividade a ser executada.

O novo sistema de processos é uma iniciativa prevista no Plano Estratégico do Tribunal de Contas de Santa Catarina 2013-2016. O aplicativo terá oito módulos: autuação, instrução, parecer MP, relator, plenário, acompanhamento, publicidade e arquivo. A concepção do e-Siproc utiliza o potencial da Tecnologia da Informação para atualizar a arquitetura, revisar as funcionalidades, melhorar a interação com usuário e integrar os sistemas Siproc, e-Sfinge, e-Proc, Sala Virtual, Pleno Digital, Atos de Pessoal Web, Consulta Web, PCP Web. Permitirá a completa instrução processual em um só sistema e o devido gerenciamento dos processos em todas as fases do ciclo processual.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques