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Parcerias e produção segmentada de conteúdo foram destaque na estratégia do TSE para combate à desinformação

ter, 14/02/2023 - 17:20
Banner com a imagem da secretária de Comunicação do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Giselly Siqueira, ao centro. No canto inferior direito, o logotipo do evento.

Em painel coordenado pela conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Sergipe (TCE/SE), Susana Azevedo, a secretária de Comunicação do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Giselly Siqueira, falou da importância de parcerias com influenciadores digitais, com empresas de tecnologia, como Google e Meta, e de iniciativas de checagem de notícias para a estratégia do TSE de combate à desinformação durante o período eleitoral (fotos). A palestra foi ministrada no início da tarde desta terça-feira (14/2), como parte da programação do I Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (CNCTC), que será realizado até amanhã, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis. O painel teve como mediadores os jornalistas Roberto Azevedo, do SBT, e José Augusto Gayoso, diretor da Associação Catarinense de imprensa (sonora).

Giselly lembrou que a preocupação do Tribunal com o ambiente de desinformação instalado em quase todas as grandes democracias na atualidade remonta ao ano de 2017 (após as eleições de Donald Trump nos Estados Unidos e o movimento que culminou com a saída do Reino Unido da União Europeia, denominado Brexit). A partir de então, contou, uma série de iniciativas foram tomadas pelo TSE para monitorar e combater desinformação, que resultou na criação, em 2022, da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação naquele Tribunal, que atua em parceria com a Secretaria de Comunicação da instituição. Ela destacou ainda que os ataques sistemáticos à Justiça Eleitoral, que levaram a um clima de desconfiança em relação à lisura da atuação da Justiça Eleitoral, remontam às eleições de 2018 e seriam, comprovadamente, uma estratégia bem estabelecida para enfraquecer a democracia (sonora).

Com larga experiência em gestão de equipes em órgãos públicos, a jornalista explicou que toda a atuação do TSE no combate à desinformação se concentra em três eixos: informar, capacitar e responder. Além de manter um relacionamento próximo e transparente com os meios de comunicação midiáticos, para fornecer informação checada e de qualidade à sociedade, o Tribunal atua na capacitação de segmentos da sociedade, por meio, inclusive, de visitas a escolas, e até mesmo de influenciadores digitais, que podem conhecer melhor o funcionamento das urnas eletrônicas e o trabalho de apuração.

Ela destacou que a instituição tem se preparado para responder com agilidade os ataques à Justiça Eleitoral, para mitigar a virtualização de notícias falsas. A jornalista também apresentou uma série de produtos desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação do TSE, em formatos diversos, como texto, áudio e vídeo, produzidos de forma segmentada para os canais e para os públicos aos quais se destinam, e números expressivos de audiência e de evidências de sucesso das campanhas, que resultaram em maior alistamento de segmentos de eleitores e na ampliação do comparecimento às urnas.

Ela sugeriu que os tribunais de contas também busquem produzir parcerias com empresas e com entidades que ajudem esses órgãos a explicar a importância da sua atuação para a sociedade, e que procurem se comunicar de forma cada vez mais simples e segmentada, permitindo aos cidadãos compreenderem a forma como atuam, a despeito do desafio que representa comunicar temas mais complexos.

A conselheira Susana Azevedo destacou a importância do tema combate à desinformação, que ela classificou como um câncer enfrentado pelas democracias, e elogiou a atuação da jornalista à frente da comunicação do TSE durante o período eleitoral. “Precisamos de mais mulheres em cargos públicos que possam atuar com essa mesma fibra e entusiasmo”, declarou.

Texto: Heloísa Lima, da Assessoria de Comunicação do TCE de Goiás.

 

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