menu

Participação do TCE/SC no Conselho de Auditores da ONU é renovada; agora, dois auditores fiscais de controle externo integram a equipe

qua, 26/02/2025 - 08:39
Banner horizontal com foto que mostra os auditores fiscais de controle externo Leandro Marques e Juliana Medeiros das Neves Moser, um ao lado do outro, em pé, com os braços cruzados. Leandro é um homem branco, de cabelos e barba escuros. Veste uma camisa azul e usa óculos de grau. Juliana é uma mulher branca, de cabelos compridos e castanhos. Veste roupa branca. Atrás deles, há uma parede cinza com o logo do TCE/SC na cor branca.

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) concordou em renovar a cessão da auditora fiscal de controle externo Juliana Medeiros das Neves Moser, até 30 de junho de 2026, como integrante do projeto “Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU)”, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU). Responsável por fiscalizar a destinação de recursos da instituição internacional aos seus fundos e programas, a iniciativa passa a contar, também, com a participação do auditor fiscal de controle externo do TCE/SC Leandro Marques. 

A anuência do presidente do TCE/SC, conselheiro Herneus João De Nadal, foi manifestada em resposta ao ofício assinado pelos presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson Silva, e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), conselheiro Luiz Antonio Guaraná. “É mais uma demonstração do reconhecimento do altíssimo nível do nosso corpo técnico”, enfatizou o presidente da Corte de Contas catarinense, conselheiro Herneus João De Nadal. 

No documento, os presidentes da Atricon e do CNPTC registraram que “a participação neste ambiente internacional contribui significativamente para o fortalecimento das capacidades institucionais dos Tribunais de Contas, possibilitando o intercâmbio de boas práticas e a aplicação de metodologias inovadoras de auditoria e controle externo no Brasil”. 

Os presidentes das entidades representativas dos TCs relataram que a servidora Juliana “tem desempenhado suas funções com excelência” e manifestaram que a sua permanência no projeto garantirá “a continuidade e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos junto à ONU, em regime de dedicação integral até a conclusão deste novo ciclo de auditorias”. Quanto à participação do servidor Leandro, comentaram que o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, destacou que a “sua inclusão fortaleceria a equipe, contribuindo com sua experiência e conhecimento técnico para o sucesso das atividades conduzidas”. 

 

Os integrantes do TCE/SC 

A auditora Juliana desempenha suas funções na Diretoria de Contas de Governo (DGO) do TCE/SC, na área de auditoria financeira. “Ter a minha participação renovada no Conselho de Auditores da ONU é uma grande honra. É uma oportunidade de seguir contribuindo para o aperfeiçoamento de uma instituição fundamental no cenário global, além de trazer aprendizados valiosos ao nosso Tribunal”, manifestou, ao agradecer a confiança depositada e reafirmar o seu “compromisso de representar o TCE/SC e o Brasil da melhor forma possível, sempre em benefício da sociedade”. 

Para o auditor Leandro, que atua na Diretoria de Atividades Especiais (DAE), na Coordenadoria de Auditoria Operacional e Financeira, também é uma honra integrar a equipe que irá auditar as operações da ONU, uma instituição, considerada por ele de grande relevância no cenário internacional. “Estou muito feliz e grato pela oportunidade de contribuir com este projeto, que representa uma chance única de aprendizado e crescimento profissional”, declarou. “Acredito que essa experiência será não apenas enriquecedora, mas também fortalecerá ainda mais o trabalho que desenvolvemos no TCE/SC, ampliando nossa capacidade de impactar positivamente a sociedade”, assinalou. 

Na opinião da diretora da DGO, Gissele Souza de Franceschi Nunes, a renovação da cessão da servidora Juliana representa “um grande avanço para o aprimoramento contínuo da nossa auditoria financeira, trazendo uma experiência técnica valiosa e uma visão estratégica fundamentada em boas práticas e rigor metodológico”. Ela acredita que a trajetória profissional da auditora, aliada ao seu conhecimento aprofundado na área, contribuirá significativamente para o fortalecimento dos processos de controle e fiscalização. “Sua expertise possibilitará a aplicação de metodologias inovadoras, a ampliação de práticas de auditoria financeira, garantindo maior eficácia e qualidade na análise das contas públicas”, destacou. 

Sobre a indicação de auditores fiscais de controle externo para compor a equipe no projeto do Conselho de Auditores da ONU, a diretora da DAE, Michelle Fernanda de Conto El Achkar, ressaltou demonstrar “o quanto nossos profissionais são qualificados”. “A experiência, o aprendizado e a troca internacional são oportunidades excepcionais de aprimoramento, que vão trazer benefícios para as fiscalizações no TCE/SC”, pontuou. 

 

A equipe 

Além da auditora Juliana, do TCE/SC, e de membros do TCU, o Conselho de Auditores da ONU é composto, desde 2024, pelos seguintes servidores de outros tribunais de contas (TCs) do Brasil: 

- Adriana Arinelli Fernandes Salgado, do TC do Município do Rio de Janeiro; 

- Carlos Alberto Cascão Júnior, do TC do Distrito Federal; 

- Carolina Oliveira da Silva, do TC do Estado de Goiás; 

- Jorge Pinto de Carvalho Júnior, do TC do Município de São Paulo; 

- Larissa Fidelis, do TC dos Municípios do Pará; 

- Lorena Oliveira de Sousa, do TC do Estado de Minas Gerais; e 

- Vítor Maciel dos Santos, do TC dos Municípios da Bahia. 

Após a assinatura dos Termos de Adesão, deverão integrar ao projeto, junto com o auditor Leandro, do TCE/SC, os servidores a seguir: 

- André Mendes Maske, do TC do Estado do Rio de Janeiro; 

- Marcelo Magalhães, do TC do Distrito Federal; e 

- Patrícia Pinto Bergson, do TC do Município do Rio de Janeiro. 

 

Crédito da foto: André Martins (Acom-TCE/SC). 

 

Acompanhe o TCE/SC: 

Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: @TribContasSC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: @tcesc 
Flickr: www.flickr.com/tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques