menu

Portaria regulamenta o Laboratório de Inovação do Controle Externo do TCE/SC

qua, 20/04/2022 - 17:04
Portaria regulamenta o Laboratório de Inovação do Controle Externo do TCE/SC

Foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), desta terça-feira (19/4), a Portaria 135/2022, que regulamenta o Laboratório de Inovação do Controle Externo (Lince) do TCE/SC. “Inovar nunca é fácil, é sair da zona de conforto. Para um órgão de controle, o processo é ainda mais difícil. O laboratório de inovação do TCE/SC foi criado para suavizar esse caminho. A ideia é de realmente experimentar e de estimular a colaboração, a comunicação e a voz ativa”, enfatizou a auditora fiscal de controle externo Tatiana Custódio, coordenadora do ambiente criado pela Resolução 172/2021

Vinculado ao Comitê de Inovação do Tribunal de Contas (CITC), o Lince tem como diretrizes a integração entre tecnologia, processos e pessoas; o incentivo ao compartilhamento de informações e experiências; o estímulo à criatividade, à transparência e à comunicação; a colaboração interinstitucional e com a sociedade; e a realização de trabalho multidisciplinar. “Como resultado, esperamos ter melhores processos, pessoas mais ativas e entregas que revertam no aperfeiçoamento dos serviços para nós mesmos e, por consequência, para a população catarinense”, destacou Tatiana. 

De acordo com a portaria, a implantação do laboratório busca criar um espaço para incentivar a inovação em ações, processos e metodologias; disseminar conceitos, métodos e práticas relacionados à inovação na gestão pública; conectar a Instituição com agentes públicos, iniciativa privada, instituições de ensino e pesquisa, associações e entidades de classe e demais pessoas e organizações que possam auxiliar na resolução de problemas; apoiar o TCE/SC na resolução de problemas complexos; e promover o compartilhamento de soluções inovadoras interna e externamente. 

A norma assinada pelo presidente do Tribunal, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, elenca nove competências, como a identificação de oportunidades de inovação; a seleção de equipes multidisciplinares para execução de atividades; a criação de indicadores para avaliação dos resultados das ações e dos projetos apoiados pelo laboratório; o desenvolvimento de processos para seleção de projetos, envolvendo instituições de pesquisas, startups e empresas que invistam em pesquisa e desenvolvimento tecnológico. 

O Lince já está realizando suas atividades em sala localizada no 1º andar do bloco A do edifício-sede do TCE/SC. Além da coordenadora, a estrutura é formada, atualmente, pela auditora fiscal de controle externo Márcia Roberta Graciosa. Segundo a servidora Tatiana Custódio, outras pessoas serão envolvidas no decorrer dos projetos. Entre os trabalhos em desenvolvimento pela equipe, destaque para a sensibilização das diretorias para o fortalecimento da cultura da inovação, com coleta de percepções e oportunidades. 

A instituição do laboratório é uma das ações do InovaTCE, iniciativa incluída no Plano de Ação do Tribunal de Contas para os exercícios de 2021 e 2022. “As ações previstas no InovaTCE, que visam à transformação pessoal, cultural e digital, serão conduzidas pelo Lince, com o auxílio dos servidores do TCE/SC”, informou a coordenadora Tatiana.  

 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511 
Facebook: TribunalDeContasSC  

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC