menu

Portas Abertas recebe 64% mais participantes em 2015

qui, 17/12/2015 - 16:45
Portas Abertas recebe 64% mais participantes em 2015

O Tribunal de Contas de Santa Catarina recebeu, no dia 9 de dezembro, alunos da 3ª fase do curso de Administração Empresarial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na última atividade de 2015 da ação Portas Abertas. Os estudantes conheceram o funcionamento do TCE/SC e tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas com o diretor de Atividades Especiais, Roberto Silveira Fleischmann. O objetivo da ação Portas Abertas é abrir espaço para a interação da instituição com o público externo.

Em comparação com 2014, o número de visitas quase dobrou — passou de 11 para 21. Quanto ao número de participantes, o aumento foi de 64% — subiu de 359 para 592.

Professor da Udesc desde 1990, o diretor-geral de Controle Externo do TCE/SC, Carlos Tramontin, fez questão de dar boas-vindas a seus alunos da disciplina de Macroeconomia. “O Tribunal tem papel fundamental para o bom andamento da gestão pública, assim, é imprescindível que os alunos da administração saibam sobre seu funcionamento”, destacou Tramontin. Ele defende que as visitas ao TCE/SC tornem-se algo frequente na universidade. “Nenhum aluno, nenhuma turma deve sair da universidade sem esse conhecimento, ele deve ser obrigatório.”

No dia 25 de novembro, o Tribunal de Contas já havia recebido outro grupo da Udesc. Na ocasião, 28 acadêmicos das 4ª e 5ª fases do curso de graduação em Administração Pública acompanharam a sessão do Pleno. Na sequência, assistiram à palestra do diretor Roberto Fleischmann, que apresentou dados de auditorias realizadas para avaliar a eficiência da utilização de centros cirúrgicos de quatro hospitais.

 

Ensino Médio

Apesar de a maior parte dos participantes serem estudantes universitários, a ação Portas Abertas é direcionada a qualquer grupo que tenha interesse em conhecer o Tribunal de Contas catarinense. Em 1º de dezembro, nove alunos do terceiro ano da Escola de Educação Básica São José, de Itapiranga, foram recepcionados pelo conselheiro Herneus De Nadal, que destacou a importância da instituição.

Responsável pela exposição aos estudantes, o diretor de Controle de Atos de Pessoal, Reinaldo Gomes Ferreira, falou sobre as funções do TCE/SC, bem como o papel dos jovens em auxiliar na fiscalização da boa aplicação do dinheiro público. “Sempre que consumirem algo nos estabelecimentos, seja na capital ou em sua cidade, peçam nota fiscal, esta é a única forma de contribuirmos para que os impostos sejam arrecadados de forma correta”.

A visita ao Tribunal de Contas e aos Poderes do Estado faz parte do plano de ensino trabalhado em sala de aula, conforme relatou a professora Sueli Von Borstel. “Eles estão vendo na prática o que antes viram em teoria”, declarou.

Criada em 2006, a ação Portas Abertas integra o programa TCE Sociedade. Segundo a Portaria nº TC 0626/2015, publicada na edição do Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC de 18 de novembro, o programa é desenvolvido por meio de três ações principais: Portas Abertas, Cidadania Ativa e TCE na Escola. A iniciativa estava prevista no Plano de Ações/2015 e decorre do Planejamento Estratégico 2013/2016.

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques