“A democracia necessita da liberdade de imprensa, assim como a liberdade de imprensa precisa de democracia”. Com essas palavras, o presidente do Tribunal de Contas Santa Catarina, conselheiro Salomão Ribas Junior, resumiu a importância da comunicação no processo de organização de uma nova realidade social, durante o painel de debate "O Papel da Mídia na Formação da Opinião-Cidadã”, dentro da programação do 5º Seminário Catarinense sobre Transparência Pública e Controle Social, no dia 11 de outubro. O evento, promovido pelo Programa Educação Fiscal, numa parceria entre as Secretarias de Estado da Educação e da Fazenda e a Receita Federal, ocorreu no auditório principal da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.
“A mídia tem uma importância extraordinária para fazer a estrutura governamental funcionar adequadamente”, salientou Ribas Jr. ao salientar que “o episódio do mensalão só chegou onde chegou por força dos meios de comunicação”. O presidente ressaltou ainda que o princípio geral da cidadania importa na necessidade da informação correta, crítica, atualizada e instantânea, proporcionada pela mídia.
Ao abordar aspectos históricos da comunicação social, o conselheiro citou que “a notícia sempre foi um componente importante na vida das pessoas”. Lembrou também que o grande avanço da tecnologia da informação tem proporcionado mudança significativa no comportamento social e no funcionamento da estrutura governamental, destacando que “o advento de novas plataformas de comunicação, como a internet, além de proporcionar maior velocidade à circulação da informação, tem possibilitado a democratização do conhecimento e do saber”.
Juntos no debate com o conselheiro Ribas Jr. estavam o apresentador de rádio e TV, Mário Motta (Grupo RBS SC), e o vice-presidente jurídico e ético da Associação Catarinense de Emissoras de rádio e Televisão (Acaert), Rubens Olbrisch. A mediação foi feita pelo secretário da Comunicação de Santa Catarina, Nelson Santiago.
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies