menu

Programa Portas Abertas do TCE/SC recebe alunos de Itajaí

seg, 22/04/2013 - 17:44
Programa Portas Abertas do TCE/SC recebe alunos de Itajaí

A primeira edição do programa Portas Abertas do Tribunal de Contas de Santa Catarina neste ano recebeu, na quarta-feira (17/4), alunos e professores do Projeto Crescer — organização não-governamental —, em Itajaí. No auditório, foi transmitido o vídeo institucional do TCE/SC, seguido de apresentação do auditor fiscal de controle externo George Brasil Pascoal Pítsica sobre as funções da instituição responsável pela fiscalização do uso dos recursos públicos pelo Estado e pelos municípios catarinenses. 
 

Para a professora Maria Elisabete Bittencourt, fundadora do Instituto, a visita é importante já que o currículo escolar brasileiro não abrange o tema do controle fiscal. A educadora defende ainda que “este conhecimento é fundamental para que os alunos tenham como participar da vida pública". 
 

Antes de chegar ao Tribunal, o grupo já havia passado pelo Centro Administrativo do Estado e pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O passeio serviu como fechamento para as aulas sobre fiscalização de recursos públicos. Na semana anterior, os alunos tiveram encontros com cinco técnicos da Secretaria da Fazenda no qual debateram o tema. A Secretaria, que agendou a visita ao TCE/SC, desenvolve este projeto no Instituto Crescer como parte do Programa Educação Fiscal.
 

Não é a primeira vez que o auditor George PÍtsica colabora com o Portas Abertas. Em sua opinião, o programa é um importante meio para que a instituição se apresente à sociedade, pois muitas pessoas ainda desconhecem o trabalho exercido pelo Tribunal. Nisso concordam as alunas do Instituto Crescer Ingrid Amorim e Alexandra Cristina, que disseram não saber a relação do TCE/SC com as prefeituras.
 

O Instituto é uma organização sem fins lucrativos que promove educação extraclasse a alunos entre 15 a 18 anos, pelo período de 10 meses, com foco na profissionalização e cidadania. Ao longo deste tempo os adolescentes são inseridos no mercado de trabalho graças à parceria de empresas que aderem ao programa Jovem Aprendiz. Nos seus sete anos de trajetória, a ONG já atendeu 520 alunos de Itajaí. 
 

Não apenas instituições de educação podem participar do programa Portas Abertas. Cabe aos interessados solicitar ao Instituto de Contas do Tribunal, que promove as visitas mediante demanda externa. Desde 2006, o TCE/SC já recebeu aproximadamente 2.500 visitantes, entre integrantes da Polícia Militar, de câmaras municipais, de unidades de assistência social. 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques