menu

TCE/SC elege novo presidente por aclamação para o próximo biênio

seg, 19/09/2022 - 19:13

VINHETA TCE INFORMA 

 (OUÇA) 

Locutor: O conselheiro Herneus De Nadal foi eleito por aclamação o novo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). A eleição foi realizada em Sessão Extraordinária no plenário da Corte de Contas na tarde desta segunda-feira, dia 19. O mandato é para o biênio 2023/2025. Para a vice-presidência foi eleito o conselheiro José Nei Ascari, e para a corregedoria-geral foi eleito o atual presidente, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior.

O conselheiro Adircélio conduziu a sessão remotamente do México, onde participa de um evento da Olacefs, a Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores.

A eleição do TCE/SC foi antecipada para o mês de setembro, cumprindo a Lei Complementar que alterou a Lei Orgânica do Tribunal. Antes a eleição era realizada em dezembro. A posse está prevista para a primeira quinzena de fevereiro do ano que vem.

O atual presidente, explicou a importância da eleição nessa época, dando um prazo maior para o período de transição.

Sonora Adircélio de Moraes Ferreira Júnior

É justamente propiciar um período de transição que venha, efetivamente, permitir que os dirigentes eleitos possam se integrar e se apropriar dos conhecimentos necessários à condução das suas novas atividades. E também essa antecipação visa permitir a continuidade de projetos em andamento, que são inúmeros. Antigamente, as eleições   aconteciam na segunda quinzena de dezembro, e com a posse prevista para o dia 1º de fevereiro. Isso terminava por inviabilizar uma transição com o tempo e dedicação necessária para que os projetos, eles tivessem continuidade.

Locutor: Além da eleição do presidente, vice e corregedor-geral,  o plenário reconduziu os conselheiros César Filomeno Fontes e Luiz Roberto Herbst para mais dois anos de atuação no Conselho de Ética do Tribunal de Contas.

No cargo de conselheiro desde 2009, o conselheiro Herneus De Nadal vai assumir pela primeira vez o comando da Instituição. Ele é o atual vice-presidente. Em seu discurso, destacou o caráter fiscalizatório e orientativo do TCE/SC.

Sonora Herneus de Nadal

Esse é um dever constante, não só do Tribunal de Contas, mas de todos os poderes, instituições e gestões públicas. Logicamente que, a fiscalização deve ser efetiva e para que ela o seja, ela precisa ser tempestiva, concomitante ao tempo que os fatos estejam acontecendo. Fiscalização pretérita, passada não dá mais os resultados que nós queremos. Mas o nosso trabalho, como diz, não é tão somente de fiscalização, que é uma atribuição constitucional que não vai conferido. O nosso trabalho também é de contribuição para com as gestões dos nossos municípios, do nosso estado e contribuir para fazer com que, o gestor público possa alcançar o melhor desempenho nas políticas públicas, como por exemplo, educação, saúde, segurança e todos os demais, transportes, e assim por diante, que se possa fazer entregas nesses serviços públicos de qualidade, não só aplicando percentuais, mas fazendo com que se melhore a qualidade, a condição de vida da nossa população através desses serviços essenciais para o desenvolvimento e o crescimento do nosso cidadão, da nossa gente.

Locutor:  O vice-presidente eleito, conselheiro José Nei Ascari, que é o atual corregedor-geral do TCE/SC, assumiu o cargo de conselheiro em 2017. Ele ressaltou a união dos membros da Corte de Contas em torno dos projetos em andamento.

Sonora José Nei Ascari

O desafio é grande, nós temos consciência disso, mas o colegiado está muito unido. Eu tenho certeza de que se esse espírito de unidade for mantido, e será, o trabalho, acontece com muito mais tranquilidade, com muito mais sucesso. Nós temos vários projetos na casa, importantes em andamento e que precisarão, evidentemente, do esforço não só da administração superior do tribunal, mas de todos os integrantes do plenário, dos servidores, enfim, de todos aqueles que têm interesse no fortalecimento ainda maior da nossa instituição.

 

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 04”16”

Acompanhe o TCE/SC
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques