menu

Resultado de pesquisa sobre teletrabalho, que contou com a participação do público interno do TCE/SC, será apresentado nesta quinta-feira (13/5)

seg, 10/05/2021 - 17:14
Resultado de pesquisa sobre teletrabalho, que contou com a participação do público interno do TCE/SC, será apresentado nesta quinta-feira (13/5)

A Presidência convida os conselheiros e conselheiros-substitutos do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), os procuradores do Ministério Público de Contas e os servidores das duas instituições para assistirem à apresentação do resultado geral nacional da pesquisa sobre teletrabalho realizada pelo Comitê Técnico de Gestão de Pessoas do Instituto Rui Barbosa (IRB). O ato ocorrerá durante a live, que será veiculada no dia 13 de maio, às 14 horas, pelo canal do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) no Youtube (https://www.youtube.com/cnptc). 

O presidente do TCE/SC e vice-presidente do CNPTC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, salienta a importância da participação do público interno no evento e destaca a relevância dos resultados da pesquisa para a tomada de decisão relacionada ao teletrabalho no âmbito das Cortes de Contas. “Com a pandemia, o trabalho a distância, que antes era a exceção e passou a ser a regra, e os resultados da pesquisa, certamente, contribuirão para o aperfeiçoamento dessa nova forma de trabalho”, acrescentou.

No Ofício 0120-2021-IRB, encaminhado no fim de abril ao conselheiro Adircélio, os presidentes do IRB e do CNPTC, Ivan Lelis Bonilha e Joaquim Alves de Castro Neto — que também preside o Comitê Técnico de Gestão de Pessoas —, respectivamente, registram que a pesquisa, coordenada pela Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e formada por 83 perguntas, foi aplicada no período de 8 a 14 de março deste ano, por meio do Google Forms. 

Eles adiantam que 32 cortes de contas aderiram à iniciativa — apenas uma não participou —, que envolveu 7.555 dos 20.413 servidores ativos e/ou com algum vínculo de trabalho com os tribunais, ou seja, 37% enviaram respostas. “A robustez da amostra assegura que os resultados apresentam um nível de confiança de 99% e erro amostral de 5%, considerado excelente para análise de dados estatísticos”, afirmam. 

Segundo os presidentes do IRB e do CNPTC, os dados consolidados permitem assegurar que a maioria dos entrevistados é favorável ao teletrabalho. Tal modalidade é definida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) pelo uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC), como smartphones, tablets e computadores portáteis, para a execução do serviço fora das instalações de cada órgão.   

Eles ponderam, no entanto, que, apesar de todas as vantagens e os interesses apontados pelos respondentes sobre o teletrabalho, alguns indicativos apontados demonstram a necessidade de infraestrutura adequada, acesso a recursos tecnológicos, acompanhamento assíduo dos gestores e ampliação de oferta de capacitação na modalidade à distância.  

Os resultados estão agrupados em quatro blocos. Os três primeiros abordam situações relacionadas a antes e durante a pandemia da Covid-19 e trazem um cenário futuro, pós novo coronavírus. E, o quarto, fornece as características dos profissionais que participaram do levantamento, como idade, gênero, tempo de serviços, entre outros.  

A pesquisa também apresenta dados sobre as competências técnicas e gerenciais que precisam ser desenvolvidas e sinaliza o comportamento emocional dos respondentes durante a pandemia do novo coronavírus. “O relatório é rico em dados sobre o objeto da pesquisa ‘teletrabalho’, e acreditamos que contribuirá para subsidiar a elaboração de propostas de diretrizes para essa modalidade de trabalho”, enfatizam. 

 

 
Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 99188-2308  
Facebook: TribunalDeContasSC 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques