menu

Seminário de Sustentabilidade do TCE/SC estimula a prática do Lixo Zero

qua, 16/11/2016 - 12:51
seminário

No Brasil, são gerados, aproximadamente, 220 milhões de quilogramas de lixo ao dia, sendo que grande parte ainda tem como destino os lixões. O dado foi apresentado pelo diretor executivo da empresa Aequo Soluções em Sustentabilidade, André Montagna, durante participação no 1º Seminário de Sustentabilidade do Tribunal de Contas de Santa Catarina, no dia 11 de novembro, no auditório da Instituição.

Ao abordar o conceito Lixo Zero, Montagna destacou a importância do planejamento e da gestão dos resíduos e enfatizou a necessidade da mudança de cultura para evitar a geração do lixo. Segundo ele, as instituições públicas podem ser catalisadoras da sociedade em direção ao desenvolvimento sustentável e da transformação da economia, já que as compras públicas representam grande parcela do PIB nacional.

Na opinião do palestrante, instituições que adotam a política do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), como o TCE/SC, têm demonstrado que inserir as diretrizes da agenda ambiental traz uma série de benefícios, dentre eles a correta gestão dos resíduos sólidos e o cuidado com as compras públicas.

Uma ação positiva na política de redução de lixo pela Corte catarinense enfatizada por Montagna é a conversão dos processos e documentos físicos em arquivos digitais. A iniciativa, instituída pela Resolução N.TC-0113/2015, busca, principalmente, diminuir o impacto ambiental.

O Seminário de Sustentabilidade do TCE/SC foi promovido pela Comissão Gestora do Programa A3P no Tribunal e pela Associação de Servidores (ASTC). A organização foi do Instituto de Contas. A programação buscou contribuir para a consolidação de uma sociedade mais sustentável, por meio da conscientização do público interno e externo à questão ambiental.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques