menu

Seminário debate o modelo das organizações sociais em SC

ter, 23/11/2021 - 11:32
Seminário debate o modelo das organizações sociais em SC

A Rede de Controle da Gestão Pública no Estado, com o apoio do Tribunal de Contas de Santa Catarina, promove, nesta quarta-feira (24/11), o Seminário on-line “O modelo das Organizações Sociais (OS) em Santa Catarina – Desafios e Perspectivas”. A live, que vai ser transmitida pelo canal do TCE/SC no Youtube, das 8h30 às 17 horas, reunirá gestores de algumas unidades hospitalares do Estado, além de representantes dos Poderes Executivo estadual e federal. 

“O seminário tem como principal objetivo trocar informações e experiências entre os diversos atores envolvidos neste modelo de gestão de serviço público que tem crescido a cada dia não só no Estado, mas também nos municípios catarinenses”, explica o diretor de Contas de Gestão do TCE/SC, Sidney Antonio Tavares Junior.  

Segundo ele, a proposta do evento é fomentar a discussão entre as partes envolvidas na prestação de serviços pelas organizações sociais, buscando uma visão dos fatores que podem contribuir ou dificultar para o sucesso do modelo. "Reunir todos os envolvidos certamente contribuirá para que o poder público e as organizações sociais possam avaliar e aperfeiçoar o sistema para trazer mais benefícios à sociedade", observa. 

No período da manhã, o seminário discutirá as experiências das OS no Estado, com destaque para seus pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças, e contará com cinco palestrantes. Cada expositor terá 30 minutos para sua explanação. O público poderá formular questionamentos aos painelistas, por meio do chat, que serão respondidos no período da tarde, em mesa-redonda. 

Participam deste momento do Seminário: Michel Scaff (presidente da Fundação de Apoio ao Hemosc e Cepon, de Florianópolis); Walmiro Martins Charão Junior (presidente do Instituto Maria Schmitt de Desenvolvimento de Ensino, Assistência Social e Saúde do Cidadão, gestor do Hospital de Florianópolis, do Hospital de Araranguá e Policlínica); Sandro Natalino Demetrio (diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde, que administra o Hospital Materno-Infantil de Criciúma); Irmã Maria de Fátima Sobral (diretora-geral do Hospital Nossa Senhora das Graças, de Joinville) e Tércio Egon Paulo Kasten (presidente do Instituto Santé, responsável pela gestão do Hospital Terezinha Gaio Basso, de São Miguel do Oeste). 

À tarde, o evento inicia com o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, o diretor de Supervisão e Controle das Organizações Sociais da Secretaria da Saúde, Mário José Bastos Jr., e o diretor do Departamento de Modelos Organizacionais do Ministério da Economia, Eduardo Monteiro Pastori.  

Em seguida, ocorrerá uma mesa redonda, com o tema “Um olhar crítico sobre as experiências em curso, sob o prisma do poder público e das organizações sociais contratadas.” O debate será mediado pelo diretor Sidney Tavares e pela auditora interna da Controladoria Geral do Estado, Simone Becker, e terá a participação do secretário da Administração, do diretor da SES, e dos representantes do Ministério da Economia e das organizações sociais. A moderação do chat no Youtube será feita por Telesmagno Neves Teles, da Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina. 

Também estarão no Seminário, como convidados, representantes do Conselho Estadual de Saúde e secretários municipais de saúde da capital, de Joinville, Criciúma, Araranguá e São Miguel do Oeste.  

A Rede de Controle da Gestão Pública reúne vários órgãos para desenvolver ações direcionadas à fiscalização, ao diagnóstico e combate à corrupção, ao incentivo e fortalecimento do controle social, ao compartilhamento de informações e documentos, ao intercâmbio de experiências e à capacitação dos seus quadros.
 

 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tcesc.tc.br Notícias Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

Instagram: @tce_sc

WhatsApp: (48) 99188-2308

Facebook: TribunalDeContasSC

Galeria de Fotos
Fechar
Publicações
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC