menu

TCE/SC alerta unidades sobre envio de documentos eletrônicos para prestação de contas

ter, 22/11/2016 - 15:43
Capacitação

As formas de envio de documentos eletrônicos, pelas unidades fiscalizadas ao Tribunal de Contas de Santa Catarina, por meio do Sistema de Fiscalização Integrada de Gestão (e-Sfinge), a assinatura desses documentos, o cadastro de responsáveis, e as alterações, definidas para 2017, no e-Sfinge WebService e e-Sfinge Desktop, foram os principais pontos da exposição do auditor fiscal de controle externo da Diretoria de Informática (DIN) do TCE/SC, Sandro Daros De Luca. A abordagem foi feita na capacitação sobre a Instrução Normativa N.TC-0020/2015, realizada nesta terça-feira (22/11) na sede da Instituição, que contou com a participação de cerca de 190 representantes do controle interno e de prestadoras de serviços de informática, além de gestores de consórcios públicos da Região Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Região de Laguna, Planalto Sul de Santa Catarina e da Foz do Rio Itajaí.

Mestre em Ciências da Computação pela Ufsc, De Luca orientou os  controladores internos e representantes de empresas de informática, que prestam serviços aos municípios, sobre as modificações realizadas no sistema para atender as exigências da Instrução Normativa N.TC-0020/2015. A partir de simulações no e-Sfinge, salientou que as principais inovações estão relacionadas à remessa eletrônica do relatório de gestão, pelo perfil do gestor à época, do relatório do controle interno, de responsabilidade do titular do setor de cada unidade gestora, e do parecer do órgão central de controle interno, por meio do respectivo perfil.

O auditor fiscal de controle externo lembrou que a porta de entrada para todos os sistemas utilizados pelos jurisdicionados, pelo Portal do TCE/SC, é o TCE Virtual, cujo acesso está disponível no topo da homepage da Instituição. Também fez um alerta que a partir de 30 de março de 2017, com o término do período de transição, o cadastro de usuários dos sistemas somente será possível pelo TCE Virtual.

Nos dias 24 (quinta-feira) e 29/11 (terça-feira), serão realizadas mais duas etapas da capacitação sobre a IN-20/2015, para contemplar os 295 municípios catarinenses (Serviço). Os três eventos são organizados pelo Instituto de Contas (Icon) — responsável por promover a política de educação corporativa — e pela Coordenadoria de Controle de Atos de Gestão Municipal (CGEM) da DMU.

 

Serviço:

O que: Capacitação sobre Prestação de Contas Anual (Instrução Normativa N.TC-0020/2015).

Quando:

22/11 (municípios da Granfpolis, Amrec, Amesc, Amurel, Amplasc e Amfri).

24/11 (municípios da Amavi, Ammvi, Amunesc, Amvali, Amplanorte, Amures e Amurc).

29/11 (municípios da Amerios, Ameosc, Amosc, Amai, Amnoroeste, Amauc, Ammoc e Amarp).

Horário: 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Onde: auditório do TCE/SC.

Público-alvo: Representantes das unidades de controle interno dos municípios ou demais agentes responsáveis pela multiplicação do conhecimento entre os gestores da administração direta e indireta e do Legislativo municipal, representantes das empresas de informática, que prestam serviços aos municípios, e gestores de consórcios públicos.

 

 

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques