menu

TCE/SC disponibiliza publicação do planejamento estratégico para o período 2024-2030

seg, 11/03/2024 - 15:32
Banner horizontal com fundo que simula madeira. Ao centro, em destaque, a capa do Planejamento Estratégico 2024-2030 e uma página interna do documento. Ambas possuem tons de roxo. Na capa, sobre fundo lilás, há o título e o desenho de uma mesa com vários objetos em cima. Na parte interna do documento, aparece o sumário e a seção 1 “A cultura do planejamento estratégico no TCE/SC”. No canto inferior esquerdo, o logo do Tribunal.

A Resolução N. TC – 249/2024 homologou o Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) para 2024-2030. A norma consolidou a inovação adotada para este novo período de planejamento: um texto simples, direto e que estabelece um propósito que traz sentido para a vida das pessoas, tanto as que trabalham no TCE/SC, quanto a população do Estado.  

Por isso, os conceitos também mudaram. Em vez de ciclo, jornada. Em vez de missão, propósito. Em vez de visão, reconhecimento. E em vez de valores, formas de atuação. E para orientar os servidores e dar publicidade sobre o Planejamento Estratégico para os próximos anos, o TCE/SC disponibilizou uma publicação que conta como foi o processo para elaboração do documento e reproduz a resolução de uma forma visualmente mais agradável. 

“Queremos que o planejamento seja não apenas uma obrigação para as servidoras e os servidores, mas que os colegas se comprometam com ele, por isso a importância de trabalhar com um propósito claro e que traga sentido e melhoria para a vida das pessoas”, enfatiza a assessora de Planejamento da Presidência, Adriana Luz.    

Inspiração para outros tribunais de contas 

Na manhã desta segunda-feira (11/3), uma versão impressa foi distribuída aos conselheiros de diversos tribunais de contas, que participam de reunião da Associação dos Membros do Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), na sede do TCE/SC, em Florianópolis. 

O objetivo, segundo o presidente do Tribunal catarinense, conselheiro Herneus De Nadal, é promover a troca de informações e o compartilhamento de práticas entre as instituições. “Adotamos um modelo novo de planejar, estabelecendo um propósito e novas formas de atuação para o TCE/SC, que pretende ser reconhecido como o Tribunal da Governança Pública Catarinense, ou seja, um órgão que, por meio de um novo modelo de controle, contribua para o aprimoramento da gestão pública e das suas entregas à sociedade”, destaca De Nadal. 

Declarações estratégicas 

Propósito: Controlar a gestão pública, visando à melhoria dos serviços prestados às pessoas. 

Reconhecimento: Até 2030, sermos reconhecidos como o Tribunal da Governança Pública catarinense, ou seja, um órgão que, por meio de um novo modelo de controle, contribua para o aprimoramento da gestão pública e das suas entregas à sociedade. 

Formas de atuação:  

- orientativa; 
- dialógica; 
- coercitiva; 
- proativa; 
- assertiva; 
- efetiva; 
- resolutiva; 
- tempestiva; 
- abrangente e relevante; 
- criativa e inovadora. 

Objetivos Estratégicos 

- Fortalecer a confiança no TCE/SC; 
- Contribuir para a qualidade e efetividade das políticas públicas; 
- Assegurar a confiabilidade das contas públicas e a sustentabilidade fiscal; 
- Induzir a governança e a sustentabilidade dos negócios governamentais; 
- Fortalecer a comunicação e o acesso à informação; 
- Estimular o controle social e a participação cidadã; 
- Implementar métodos de fiscalização baseados em dados e tecnologias; 
- Fomentar o aprimoramento profissional, a qualidade de vida e a realização social de quem trabalha no TCE/SC. 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques