menu

TCE/SC e TCE/PR firmam acordo para compartilhar sistemas de fiscalização

ter, 27/05/2025 - 17:41
Banner horizontal com foto do diretor Nilsom Zanatto, do TCE/SC, ao lado do presidente do TCE/PR, conselheiro Ivens Linhares. Eles estão sentados diante de uma bancada, falando ao microfone. Ambos vestem paletó. Ao fundo, na parede, logo do Tribunal de Contas do Paraná.

Acordos de Cooperação Técnica assinados na sexta-feira (23/5), em Curitiba, permitirão o compartilhamento de sistemas de fiscalização pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná e o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. Os convênios foram firmados pelo conselheiro Ivens Linhares, presidente do TCE/PR; e pelo diretor de Informações Estratégicas do TCE/SC, Nilsom Zanatto, que representou o presidente da Instituição catarinense, conselheiro Herneus De Nadal.

Os convênios preveem a cessão gratuita e recíproca de uso de sistemas. O TCE/PR receberá um conjunto de cinco softwares, que incluem o uso de inteligência artificial - formado pelos sistemas e-Sfinge On-lineVigIA, Visão, Farol e Sistema de Comunicação de Indícios - para a fiscalização de editais de licitação e outras aplicações. Por sua vez, cederá ao TCE/SC o Sistema Integra, plataforma de gestão de todo o trabalho de fiscalização realizado pela corte paranaense.

"O compartilhamento de soluções e de métodos de trabalho nos possibilitam alcançar mais rapidamente os objetivos das instituições, com racionalização de esforços e do uso de recursos públicos. O sistema Integra, cedido pelo TCE/PR, possibilitará agilizar a automação dos procedimentos e processos de fiscalização, necessidade premente do TCE/SC", destacou Zanatto.

A assinatura das parcerias foi realizada no auditório do TCE/PR, no encerramento da 5ª Semana de Integração, na qual foram apresentadas a gestores e servidores as principais diretrizes do TCE/PR no biênio 2025-2026, sob a presidência do conselheiro Linhares. O incremento na utilização de inteligência artificial e de informações estratégicas - que formam a essência dos convênios firmados - foram temas centrais do evento, iniciado na última quarta-feira (21/5).

Economia de recursos

O presidente do TCE/PR destacou a importância da parceria com o congênere catarinense. "A base de tudo hoje é a qualidade dos dados que temos para realizar a fiscalização, e o conjunto de sistemas que receberemos nos permitirá melhorar essa qualidade, evidentemente com as adaptações necessárias", afirmou Linhares.

O diretor de Informações Estratégicas do TCE/SC explicou que os sistemas que serão repassados ao tribunal paranaense foram desenvolvidos há cinco anos e são atualizados permanentemente. "As atividades dos Tribunais de Contas são as mesmas. O que é preciso fazer em Santa Catarina também é preciso fazer no Paraná. E o compartilhamento pode encurtar caminhos e reduzir custos operacionais, com economia de recursos públicos", pontuou Zanatto.

Ele informou que os sistemas que serão repassados ao TCE/PR já são compartilhados também com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS). Em relação à possibilidade de uso do Sistema Integra, desenvolvido no TCE/PR, Zanatto afirmou que eles facilitarão o trabalho dos auditores do TCE catarinense.

Sistema Integra

Instituído pela Resolução nº 110/2024, o Sistema de Fiscalização Integra é uma plataforma única utilizada desde o início do ano passado para registrar, de forma padronizada, todas as fases dos processos de fiscalização dos órgãos públicos e entidades sob a jurisdição do TCE/PR: planejamento, execução, relatoria e monitoramento.

Segundo a Coordenadoria-Geral de Fiscalização (CGF) da instituição, o uso dessa plataforma para todos os trabalhos de fiscalização se mostrou eficaz, proporcionando redução de custos e melhoria significativa na qualidade das análises e relatórios gerados.

Sistemas do TCE-SC

A plataforma VigIA é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para a análise automatizada de editais de licitação lançados pelos fiscalizados, possibilitando a identificação de falhas e irregularidades com rapidez.

Por sua vez, a CGF informa que o e-Sfinge On-line poderá ser empregado inicialmente, com as adaptações necessárias, por exemplo, na melhoria da captação de dados realizada pelo Sistema de Informação Municipais (SIM) do TCE/PR.

Aprovação

Com relatoria do presidente, a formalização dos dois Acordos de Cooperação com o TCE/SC foi aprovada, por unanimidade, na Sessão Ordinária nº 17/2025 do Pleno do TCE/PR, realizada presencialmente na quarta-feira (21/5). Os respectivos acórdãos serão publicados em breve no Diário Eletrônico do TCE/PR. O diretor de Informações Estratégicas do TCE/SC informou que a mesma aprovação já foi realizada no âmbito da Instituição catarinense.

 

* Com informações da Diretoria de Comunicação Social do TCE/PR
Foto: TCE/PR

 

Acompanhe o TCE/SC: 
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
YouTube: @TribContasSC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 98809-3511  
Facebook: TribunalDeContasSC 
Spotify: Isso é da sua conta 
TikTok: @tce_sc 
Linkedin: @tcesc 
Flickr: www.flickr.com/tce_sc 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques