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TCE/SC inicia divulgação do IV Simpósio Nacional de Educação

ter, 24/05/2022 - 08:48
TCE/SC inicia divulgação do IV Simpósio Nacional de Educação

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) iniciou nesta terça-feira (24/5) a divulgação do IV Simpósio Nacional de Educação (Sined), que será realizado em parceria com o Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa (IRB) de 9 a 11 de agosto. Com palestras previstas para o auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, o Sined ocorre em programação conjunta com o III Encontro Nacional dos Promotores e Promotoras de Justiça da Educação, organizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).
Os encontros são destinados a membros e técnicos dos Tribunais de Contas e Ministério Público, gestores estaduais e municipais da educação, integrantes dos conselhos da área da educação, profissionais e pesquisadores. A inscrição é gratuita, e o limite é de 460 participantes.
O Sined é um evento consolidado no calendário dos Tribunais de Contas e tem por objetivo integrar agentes de controle, gestores e pesquisadores da área da educação, a fim de buscar soluções conjuntas para os principais desafios da política educacional. Por esse motivo, os painéis são organizados de forma a mesclar diferentes perfis e visões, o que enriquece a perspectiva do debate e a atuação do controle, tornando-o mais dialógico e responsivo às demandas da educação.
Na edição deste ano, o Sined reforçará o diálogo entre os vários atores da educação e os Tribunais de Contas. A realização do evento juntamente com o III Encontro Nacional dos Promotores e Promotoras de Justiça da Educação pretende reforçar os caminhos de uma agenda comum da gestão e controle na educação. 

Palestras 
- Regime de colaboração e garantia de qualidade na educação: possibilidades e desafios; 
- Educação e desigualdade no Brasil; 

Painéis 
- Acesso à escola, recuperação de aprendizagem e estratégias de gestão;
- Educação e intersetorialidade de políticas públicas; 
- O controle social na educação: experiências nacionais e internacionais; 
- Formação docente e avaliação de resultados na educação; 
- Planejamento, alocação de recursos e uso de dados na política de educação; 
- Acesso à educação infantil, financiamento e padrão de qualidade; 
- Aspectos controvertidos do Fundeb; 
- Perspectivas para a valorização dos profissionais da educação. 

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