menu

TCE/SC integra novas diretorias da Atricon e do IRB

sex, 12/11/2021 - 15:09
TCE/SC integra novas diretorias da Atricon e do IRB

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) integra as novas diretorias da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB), aclamadas por unanimidade nesta sexta-feira (12/11), no último dia do II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas. Ambas as entidades tiveram chapa única e foram construídas a partir do diálogo e do consenso.
A Atricon será presidida pelo conselheiro Cezar Miola (TCE/RS) e terá como vice-presidente executivo o conselheiro Edilson de Souza Silva (TCE/RO). O presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, foi eleito vice-presidente de Relações Internacionais da entidade, além de também atuar como vice-presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC).
 Os demais vices da Atricon são: Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto (TM/GO), Relações Político-Institucionais; Milene Dias da Cunha (TCE/PA), Relações Jurídicas-Intitucionais; Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE/ES), Desenvolvimento do Controle Externo; João Antônio da Silva Filho (TCM/SP), Defesa de Direitos e Prerrogativas e Assuntos Corporativos
O IRB será liderado pelo conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima (TCE/CE) e terá como vice os conselheiros Ivan Bonilha (TCE/PR), Relações Institucionais; Mário Manoel Coelho de Mello (TCE/AM), Desenvolvimento Institucional; Sebastião Helvécio Ramos de Castro (TCE/MG), Ensino, Pesquisa e Extensão; Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE/BA), Auditoria; e Cristiana de Castro Moraes (TCE/SP), Desenvolvimento e Políticas Públicas. O conselheiro do TCE/SC, Luiz Eduardo Cherem, será titular do Conselho Fiscal do Instituto Rui Barbosa.
Para o presidente do TCE/SC, o desafio da nova gestão será consolidar o novo modelo de atuação do Sistema de Contas, mais dialógico e preventivo, focado na boa governança pública.  “Temos que cada vez mais focar em tecnologia da informação, mas sem esquecer que as pessoas são fundamentais neste processo. O humanismo nesse contexto de avanços tecnológicos é fundamental para que a gente consiga efetivamente ter a sensibilidade daquilo que deve ser o foco da nossa atuação”, comentou.
O conselheiro Cezar Miola destacou que a Atricon é uma entidade com intensa atuação no âmbito nacional, comprometida com o regime democrático e com o princípio republicano. “Nossa intenção, no próximo biênio, é dar seguimento ao trabalho tão bem conduzido pelo presidente Fábio Nogueira e sua diretoria, e por todos os que o antecederam nessa missão. Continuaremos a agir na defesa das prerrogativas dos membros dos Tribunais de Contas, no fortalecimento institucional e na valorização dos seus quadros técnicos. Entendemos que o controle externo pode desempenhar um papel indutor substancial para a boa e correta gestão governamental, contribuindo decisivamente para a melhoria da vida das pessoas, a partir da aplicação eficiente e eficaz dos recursos públicos”, disse o novo presidente da entidade.
“Temos um grande trabalho. O IRB é a casa que produz conhecimento, que dissemina conhecimento. Assumo sem orgulho, mas também sem covardia. Teremos Muito diálogo, pois o IRB é dos TCs.   As agendas são ricas e teremos muitas ações para desenvolver”, destacou o presidente eleito do IRB, conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima (TCE/CE).
A programação do II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas encerrou com palestra do Ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux.
 

Acompanhe o TCE/SC:

www.tcesc.tc.br Notícias Rádio TCE/SC

Twitter: @TCE_SC

Youtube: Tribunal de Contas SC

Instagram: @tce_sc

WhatsApp: (48) 99188-2308

Facebook: TribunalDeContasSC

 

Galeria de Fotos
Fechar
Publicações
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC