“Eles trazem luz para os desafios enfrentados mundialmente, em especial o foco para a implementação da Agenda 2030 da ONU [Organização das Nações Unidas] e dos ODSs [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável], como aspectos de infraestrutura, ambiental, de trabalho, de saúde, de educação, entre outros”, disse o vice-presidente de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e corregedor-geral do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, ao mencionar a importância do contato com experiências ricas envolvendo diversos países, que ocorre na XXXIII Assembleia Geral da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs). O conselheiro ainda destacou que “existe grande possibilidade de contribuição por parte das Cortes de Contas brasileiras para a construção de soluções no âmbito da gestão pública”. O presidente da Atricon, conselheiro Edilson Silva; o vice-presidente do TCE/SC, conselheiro José Nei Ascari; além de membros da Diretoria, estão presentes ao encontro.
Entre os temas técnicos tratados no evento, que iniciou nesta terça-feira (22/10) e vai até o dia 25/10, na cidade do Panamá, na República do Panamá, estão: Ciência de Dados e Inteligência Artificial como ferramenta de desenvolvimento e transformação para as Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS); e Desafios Educativos e as EFS – uma contribuição das EFS e da Olacefs para desenvolver uma educação equitativa e de qualidade na América Latina e no Caribe.
Edilson Silva salientou o intercâmbio promovido pelo encontro. Segundo ele, a participação de membros da Atricon e membros de diversos Tribunais de Contas reforça a importância do intercâmbio de conhecimento, o qual já resultou em várias iniciativas conjuntas entre as diversas entidades participantes. “A união de esforços e de expertises fortalece a atuação do controle externo, enriquecendo a nossa contribuição como fomentadores de boas práticas, gerando efetivas melhorias nas políticas públicas dos países que estão aqui representados”, afirmou.
Presentes no encontro ainda os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rego, Jorge Oliveira e Augusto Nardes; e os conselheiros Carlos Ranna, do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE/ES); Wilber Coimbra, vice-presidente de Controle Externo da Atricon e presidente do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE/RO); Michel Harb, do Tribunal de Contas do Amapá (TCE/AP); Estilac Xavier, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS); Marco Peixoto, presidente do TCE/RS; Renato Azeredo, do TCE/RS; Iradir Pietroski, do TCE/RS; e o conselheiro substituto Christiano Lacerda Ghuerren, do TCE/RJ, entre outros.
>> Confira a programação completa do evento.
Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Atricon
Acompanhe o TCE/SC
Portal: www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC
Twitter: @TCE_SC
YouTube: Tribunal de Contas SC
Instagram: @tce_sc
WhatsApp: (48) 98809-3511
Facebook: TribunalDeContasSC
Spotify: Isso é da sua conta
TikTok: @tce_sc
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina
Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.
Gerenciar Cookies