menu

TCE/SC participa de reunião com prefeitos dos municípios do Vale Europeu atingidos pela enchente

qua, 11/10/2023 - 17:13
Imagem mostra várias pessoas ao redor de uma mesa. Ao fundo, falando ao microfone, o conselheiro Aderson Flores. Ao lado direito dele está o conselheiro Wilson Wan-Dall

O conselheiro Aderson Flores, como representante do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e o supervisor da Ouvidoria do TCE/SC, conselheiro Wilson Wan-Dall, participaram nesta quarta-feira (11/10), em Blumenau, de reunião com prefeitos da Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve) para tratar das situações enfrentadas pelas cidades atingidas pelas chuvas das últimas semanas.

“Viemos trazer nossa solidariedade e dizer que o Tribunal está à disposição dos municípios neste cenário difícil. O TCE/SC está sensível à esta situação”, afirmou Flores, que reforçou a importância de momentos proporcionados pelas associações de municípios para o aprimoramento da administração pública.

Já na avaliação de Wan-Dall, “o Tribunal é órgão de apoio, não apenas um fiscalizador”. O conselheiro também salientou a parceria que o TCE/SC vem realizando com os municípios: “Esse posicionamento mais pedagógico e menos punitivo da instituição tem se mostrado eficiente na melhor gestão dos recursos públicos”, afirmou.

“Queremos resolver os problemas das cidades, mas a burocracia é gigantesca e a legislação complexa. Nesse ponto, o apoio do TCE/SC tem sido fundamental”, completou o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall.

Cartilha

O diretor de Contas de Governo do TCE/SC, Moisés Hoegenn, destacou a disponibilização, na semana passada, de uma versão atualizada da cartilha com orientações aos municípios em casos da necessidade de decreto de situação de emergência e calamidade pública. Hoeggen agendou videoconferência com os prefeitos da região para a próxima segunda-feira (16/10), às 14h, quando, junto com demais representantes das diretorias técnicas, irá tirar dúvidas pontuais sobre o momento de emergência enfrentado pela região. Até a última segunda-feira (9/10), o Estado tinha registrado 131 municípios afetados e 60 em situação de emergência em decorrência das fortes chuvas das últimas semanas. O auditor fiscal de controle externo da Diretoria de Licitações e Contratações (DLC) Cassio Severo Rodrigues também atendeu a dúvidas dos prefeitos.

Reunião prefeitos

Na parte da manhã, 14 prefeitos de municípios da região estiveram reunidos no gabinete do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o ministros da Integração, Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o governador do Estado, Jorginho Mello.

Eles fizeram um relato dos prejuízos provocados pelas chuvas e pediram apoio às ações de urgência para reconstrução e atendimento à população. Estavam presentes ainda o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wollf Barreiros, o secretário nacional de Fundos e Instituições Financeiras, Eduardo Tavares, o diretor-presidente interino da Agência Nacional das Águas e Saneamento Básico (ANA), Mauricio Abijaodi Lopes de Vasconcellos, e o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Crédito da foto: Cristiano Estrela (Acom, TCE/SC).

 

Acompanhe o TCE/SC
Portal: www.tcesc.tc.brNotíciasRádio TCE/SC   
Twitter: @TCE_SC   
YouTube: Tribunal de Contas SC   
Instagram: @tce_sc   
WhatsApp: (48) 98809-3511   
Facebook: TribunalDeContasSC  
Spotify: Isso é da sua conta  
TikTok: @tce_sc  
Linkedin: Tribunal de Contas de Santa Catarina  
Flickr: Tribunal de Contas de Santa Catarina  

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques