menu

TCE/SC participa do lançamento, pela SES, do novo boletim epidemiológico da Covid-19

sex, 07/05/2021 - 14:44
TCE/SC participa do lançamento, pela SES, do novo boletim epidemiológico da Covid-19

O conselheiro Luiz Eduardo Cherem representou o Tribunal de Contas de Santa Catarina na reunião de lançamento do novo boletim epidemiológico da Covid-19, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), na manhã desta quinta-feira (6/5). O documento, fruto de cooperação técnica entre a Organização Pan-Americana de Saúde, da Organização Mundial de Saúde (Opas/OMS), e a SES, tem o objetivo de divulgar dados sobre a situação da pandemia do novo coronavírus no Estado, como a evolução e a projeção de novos casos, do número de óbitos e dos índices de letalidade, de internações e de ocupações de leitos de UTI, separados por faixas etárias, regiões geográficas, além da cobertura de vacinação, entre outros, com atualizações semanais. 

“Este boletim é a conjunção de matemática e saúde, e isso é ciência”, disse o conselheiro Cherem, após a apresentação do documento pelo superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Eduardo Macário. Para Cherem, que coordena a relatoria temática dos processos relacionados à pandemia no TCE/SC, “não há o que se contestar num relatório desse porte, com essa qualidade”.  

Durante a reunião, que contou com a presença da governadora interina do Estado, Daniela Reinehr, e da representante da Opas/OMS, Socorro Gross, o conselheiro também propôs à secretária da Saúde, Carmen Zanotto, que os relatórios sejam encaminhados não apenas ao Tribunal de Contas, mas que se dê ampla divulgação dos mesmos. “A sociedade precisa estar informada para compreender os motivos reais da adoção de medidas mais restritivas, por parte da administração pública”, observou. 

Cherem ressaltou ainda que os gestores que precisam tomar decisões em seus municípios devem ter acesso ao estudo, para verificar a radiografia da sua região. “Sabemos que um administrador não pode tomar uma medida isolada, em um município apenas. É preciso ver o conjunto, e esse estudo mostra o perfil das decisões conjuntas nas nossas macrorregiões”, concluiu.

 

Acompanhe o TCE/SC: 
www.tcesc.tc.br — Notícias — Rádio TCE/SC  
Twitter: @TCE_SC  
Youtube: Tribunal de Contas SC  
Instagram: @tce_sc  
WhatsApp: (48) 99188-2308  
Facebook: TribunalDeContasSC 

Galeria de Fotos
Fechar
Publicações
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC