menu

TCE/SC promove evento de recepção para 57 novos estagiários

qui, 10/07/2014 - 15:49
TCE/SC promove evento de recepção para 57 novos estagiários

Nesta segunda-feira (7/7), os 57 novos estagiários, selecionados por meio do edital nº 1, de 10 de abril de 2014, foram recebidos pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina. Integrantes da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), do Instituto de Contas (Icon) e da Diretoria de Controle da Administração Estadual (DCE), além de dar as boas vindas ao grupo, falaram sobre regras e condutas internas, atividades de cada unidade e o papel do estagiário. A programação, que ocorreu das 14 às 17h30, teve início com uma dinâmica de integração.

Logo após as falas das diretoras Joseane Aparecida Corrêa (Icon) e Kátia Albino Goulart Heinzen (DGP), que deram as boas vindas aos estudantes, Martha Godinho Marques (DGP) coordenou a dinâmica “Lista de autógrafos”. A atividade consistia em selecionar 10 frases de uma lista sobre hábitos e preferências, e procurar ao menos cinco assinaturas de colegas que possuíam aquelas características. Quando questionados por Martha sobre a experiência, os alunos destacaram: “poucas pessoas usam bicicleta ou têm dor de cotovelo”; “além da integração, pude perceber que a maior parte dos colegas gosta de animais de estimação e de cozinhar”; “as pessoas não tiveram receio em admitir que têm medo de escuro ou de barata”. Sobre estes depoimentos, Martha comentou: “a coragem de se expor, de expor seus medos, são atitudes necessárias na empresa”.

Na sequência, Rosana Sell Koerich (DGP) abordou o tema “Regulamento e orientações gerais”. Foram destacadas a Lei 11788/2008 e a resolução 088/2013, que orientam a contratação de estagiários no TCE/SC. Temas como o horário de expediente, de 20 horas semanais que podem ser cumpridas das 7 às 20 horas, de acordo com a necessidade de cada setor e da chefia imediata; o “abono” de metade da carga horária em dias de prova, a combinar com a chefia imediata e a DGP; e o valor exato da remuneração dos alunos de ensino médio e superior foram tratados na palestra em tom de bate papo. Também foram assuntos discutidos: o uso do crachá e a senha para login no sistema interno de computadores; como funciona o direito a atestado médico, de até 3 dias sem necessidade de perícia; a disponibilidade de atendimento médico emergencial por meio da Coordenadoria de Assistência à Saúde do Servidor do TCE/SC; e a possibilidade da compensação de horas no mês seguinte, num limite de seis horas em haver.

Sobre “Postura e comportamento profissional”, Martha Marques ressaltou que no cenário empresarial cada vez mais as competências comportamentais vem se sobrepondo às competências técnicas. “Às vezes é mais simples investir numa formação específica, que mudar um comportamento pessoal”. Vestir-se de forma adequada — o que não significa excesso de formalismo —, ser cordial, respeitoso, ético e pontual resumem as dicas da auditora, que também abordou assuntos específicos como o atendimento ideal de chamadas telefônicas, o uso do telefone celular, o texto das correspondências eletrônicas e até o uso das redes sociais. 

A respeito do conceito de Ética, a servidora citou a definição do filósofo Mario Sérgio Cortella. “Ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder a três grandes questões da vida: (1) quero?; (2) devo?; (3) posso? Nem tudo que eu quero eu posso; nem tudo que eu posso eu devo; e nem tudo que eu devo eu quero. Você tem paz de espírito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e o que você deve.” Os alunos foram instigados ainda a aproveitarem a experiência do estágio como aprendizagem, mas também trazerem conteúdos que possam ser aproveitados no TCE/SC.

Antes da fala de Marco Aurélio Souza da Silva (DCE) sobre as atividades de cada unidade e o papel do estagiário houve um intervalo com coffee break. Na volta, os alunos foram aconselhados a agir com “simplicidade”, característica que para o auditor define a maior parte dos colegas de Casa. O servidor informou aos estagiários a lotação de cada um, antes de falar das atividades desempenhadas em cada unidade, para que os mesmos pudessem ter um maior aproveitamento de sua fala.  A palestra compreendeu os tópicos: o que é o TCE; atribuições; missão; composição; e organograma. Sobre a importância do trabalho do TCE/SC mencionou-se a auditoria sobre fraudes no sistema de ponto eletrônico em postos de saúde e a auditoria no transporte público de Florianópolis, que teve como consequência a redução do valor da passagem.

Este foi o primeiro processo seletivo de estagiários em que houve entrevista aos candidatos e análise do histórico escolar, além da prova escrita.  Dos 57 selecionados, cinco são de nível médio. Quando questionada por uma estudante sobre os critérios utilizados para a lotação dos estagiários em cada setor, Rosana Koerich salientou que além da área de formação correspondente às atividades de cada unidade, o que prevaleceu foi o perfil comportamental observado nas entrevistas. A servidora ressaltou, ainda, que em sua experiência de três décadas de trabalho com Recursos Humanos no TCE/SC não costuma falhar ao identificar através do “olho no olho” onde cada estagiário se adaptará melhor. Os estudantes começam a trabalhar nas unidades em que estão lotados a partir desta quarta-feira (9/7) (Saiba mais).

 

Saiba mais:

 

Setor

 

Área de formação/ nº de estagiários

Total de novos estagiários por setor

Secretaria-Geral (SEG)

Nível Médio - 3

Administração - 3

Direito - 3

9

Diretoria de Atos de Pessoal (DAP)

Nível Médio - 2

Administração - 1

3

Diretoria-Geral de Planejamento e Administração (DGPA)

Arquitetura - 1

Administração - 1

2

Biblioteca Conselheiro Nereu Correa

Biblioteconomia - 1

1

Diretoria de Informática (DIN)

Ciências da Computação - 4

4

Diretoria de Controle de Licitações e Contratações (DLC)

Engenharia Civil - 2

Direito - 2

4

Assessoria de Comunicação Social (Acom)

Jornalismo - 1

1

Instituto de Contas (Icon)

Administração - 1

1

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)

Administração - 1

1

Diretoria de Atividades Especiais (DAE)

Administração - 2

2

Diretoria de Controle dos Municípios (DMU)

Ciências Contábeis - 8

Direito - 4

12

Diretoria de Administração e Finanças (DAF)

Ciências Contábeis - 2

2

Diretoria de Controle de Contas do Governo (DCG)

Ciências Contábeis - 1

1

Diretoria de Controle da Administração Estadual (DCE)

Ciências Contábeis - 2

Direito - 4

6

Diretoria de Recursos e Reexames (DRR)

Direito - 3

3

Gabinete do Auditor Gerson dos Santos Sicca

Direito - 1

1

Consultoria Geral (COG)

Direito - 4

4

 

 

 

 

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques