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TCE/SC realiza pelo menos 500 atendimentos virtuais em menos de um ano

qua, 31/08/2022 - 10:02
Descrição da imagem: Imagem com fundo colorido, com números aleatórios. Ao centro, uma tela de computador com a marca do Atendimento Virtual do TCE/SC. Na parte esquerda inferior da mesma tela constam as telas iniciais do Agendamento e o do Balcão Virtual.

Desde a implantação, em 18 de novembro de 2021, o serviço de Atendimento Virtual do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) já realizou, até o dia 25 de agosto, 549 atendimentos. Desses, 387 no Balcão Virtual e 162 no Agendamento Virtual. O serviço, pioneiro no país, permite atender, por videochamada, jurisdicionados, fiscalizados, advogados e cidadãos que buscam orientações e informações sobre processos e procedimentos da Corte de Contas.   

Na última semana, o TCE/SC recebeu do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) uma referência positiva do modelo usado. Na quarta-feira (24/8), a Diretoria de Licitações e Contratações (DLC) realizou um Atendimento Virtual solicitado pela Diretoria de Desestatização e Parcerias da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF). O objetivo foi esclarecer dúvidas a respeito de recomendações da Decisão Singular 629/2022, do processo que tratou de exame da fase interna e de planejamento da futura delegação – por meio de parceria público-privada na forma de concessão administrativa – dos serviços de apoio à operação, construção e reforma, equipagem e manutenção do Complexo Prisional de Blumenau.  

Segundo o coordenador de Obras e Serviços de Engenharia da DLC, Rogério Loch, participaram do atendimento, além de auditores fiscais de controle externo da Diretoria, servidores da SEF, do BNDES e consultores da PwC Brasil. A ferramenta foi muito elogiada pelos participantes da reunião. “Podemos atestar que esse tipo de atendimento se mostrou bastante eficiente, permitindo, de forma simples, transparente e isonômica, um canal direto de comunicação entre a sociedade e a equipe técnica do Tribunal”, disse o gerente jurídico no BNDES, Paulo Franco Lustosa. 

A experiência da Corte de Contas com a implantação do Atendimento Virtual é considerada positiva e referência também pela Microsoft. “Vocês têm um nível alto de inovação entre os Tribunais de Contas. Eu tenho usado o case do TCE/SC como exemplo de inovação. Vocês fazem os projetos com nível de excelência muito diferenciado. Desde o cuidado em distribuir o conteúdo para o público até a implantação do serviço”, destacou Valéria Gomes Rotilio, gerente de negócios de empresa parceira da Microsoft, ao avaliar o serviço oferecido pelo TCE/SC. 

A disponibilização da ferramenta fez parte da transformação digital prevista no Plano de Ação 2019/2022 e está inserida nas mudanças organizacionais que têm como pilar o desenvolvimento das pessoas, os processos e a tecnologia.  

 Modelos de atendimento 

Por meio do Agendamento Virtual, é possível esclarecer dúvidas sobre processos em tramitação, envio de documentos e informações; serviços prestados; e sistemas desenvolvidos pelo órgão de controle externo. Já o Balcão Virtual é utilizado somente quando o usuário externo não consegue identificar a área que tem relação com a demanda. Esse canal não é destinado à apresentação de manifestações em geral. Para tanto, são utilizadas as ferramentas oferecidas pela Ouvidoria do TCE/SC.  

 

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