menu

Vice-presidente do TCE/SC participa do XXVII Congresso da Olacefs, no Paraguai

qua, 11/10/2017 - 08:06
banner

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior, participou, de 3 a 6 de outubro, da XXVII Assembleia Geral da Organização Latino Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefcs), em Assunção, no Paraguai. Com os temas “O Uso de Big Data na Função Auditora” e “As Auditorias de Desempenho na Avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” os debates técnicos do Congresso reuniram representantes de entidades fiscalizadoras e organismos de cooperação internacional de diversos países, entre eles Argentina, Espanha, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Peru, Cuba, Colombia, Taiwan, Panamá, entre outros.

A LXVI Reunião do Conselho Diretor da Olacefs marcou o início das atividades, da qual participaram o presidente da entidade e auditor superior da Federação Mexicana CPC Juan M. Portal, vice-auditora geral da República do Chile e secretaria executiva da Organização, Dorothy Pérez Gutiérrez, controlador geral da República do Paraguai, José Enrique García, subcontratador geral da República do Paraguai, Camilo Benítez Aldana, entre outros titulares e delegados de países da região, inclusive o Brasil (Saiba mais).

A cerimônia inaugural do congresso aconteceu no Teatro Municipal de Assunção e contou com as mensagens do presidente da Olacfes, CPC Juan M.Portal, do presidente da Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Intosai) e presidente da auditoria Geral dos Emirados Árabes, Harib Saeed, e do controlador geral da República do Paraguai, José Enrique Garcia.

 

Tribunal de Contas de Santa Catarina

No dia 2 de outubro, representantes da Olacefs e membros associados representantes das Entidades Fiscalizadoras Subnacionais ou Regionais reuniram-se previamente para discutir a criação de espaços de debates e canais de comunicação e colaboração, gerando uma maior participação destas organizações na entidade. 

O vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, que também fez parte da citada reunião, participou de debates sobre “As Auditorias de Desempenho na Avaliação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. Segundo Ferreira Júnior, o grande desafio que se coloca diante dos Tribunais de Contas é o avanço da avaliação qualitativa de políticas públicas, superando a lógica meramente quantitativa das contas públicas. “É indispensável não apenas trabalhar na construção de indicadores necessários, mas acima de tudo, trazê-los para o escopo da análise das contas de governo e de gestão como elementos que sirvam para o correto julgamento das mesmas pelos órgãos de controle”, enfatizou.

A discussão em torno do tema “O Uso de Big Data na Função Auditora”, abordou a necessidade de desenvolvimento de formas, técnicas e ferramentas de análise automatizada do enorme volume de dados que se tem à disposição.

O vice-presidente do TCE/SC apresentou o projeto da rede ODP.TC como exemplo de boas práticas. O projeto, encampado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e sob a supervisão do conselheiro, busca, por meio de uma maior integração entre os TCs e os órgãos de controle interno da União, estados e municípios, estabelecer uma rede de compartilhamento de dados e de ferramentas de análise de informações, tanto para fins de subsidiar atividades de auditoria e fiscalização dessas instituições, como para fins de apoio à gestão dos jurisdicionados.

 

Saiba mais: Delegação Brasileira

Ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes

Presidente da Atricon, conselheiro do TCE/PE Valdecir Fernandes Pascoal

Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro do TCE/MG Sebastião Helvécio Ramos de Castro

Vice-presidente do TCE/SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior

Membros e servidores dos TCEs do RS, TO, BA, ES e RO.

Crédito fotos: Divulgação Olacefs

 

Galeria de Fotos
Fechar