menu

Vice-presidente do TCE/SC representa a instituição na XXV Assembleia Geral da OLACEFS, no México

qua, 13/01/2016 - 16:26
Vice-presidente do TCE/SC representa a instituição na XXV Assembleia Geral da OLACEFS, no México

O vice-presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, participou da XXV Assembleia Geral da Organização Latino Americana e do Caribe das Entidades Fiscalizadoras Superiores (OLACEFS), entre 23 e 27 de novembro, em Querétaro, México. A cerimônia de abertura, realizada no Teatro de La República, contou com as presenças do presidente do México, Enrique Peña Nieto, e do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) e da OLACEFS, Ministro Aroldo Cedraz. Participaram do evento mais de 178 representantes de 28 países, além de integrantes da  Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), da Iniciativa para o Desenvolvimento da INTOSAI (IDI), da Agência de Cooperação Alemã (GTZ), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e do Banco Mundial.

As apresentações e debates focaram em temas considerados relevantes para as instituições de controle: a participação cidadã no sistema de fiscalização, o marco de medição do desempenho, o uso da tecnologia da informação, a governança pública e as auditorias coordenadas.

Segundo a organização do evento, para incentivar a participação de todos e favorecer a diversidade dos integrantes, além das apresentações plenárias, algumas das discussões de questões técnicas foram realizadas em mesas redondas. O conselheiro do TCE/SC, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, participou de duas mesas de debates. Uma coordenada pelo presidente do Tribunal de Contas de Portugal, juiz conselheiro Carlos Alberto Morais Antunes, e outra pelo presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), conselheiro Valdecir Pascoal. “As apresentações e debates foram extremamente enriquecedores e proficientes, resultando em produção de conhecimento e encaminhamentos de ações fundamentais para o fortalecimento das entidades fiscalizadoras”, avaliou Ferreira Júnior.

A delegação brasileira foi composta também por membros e servidores do Tribunal de Contas da União, da Atricon, do TCE/BA, TCE/MG, TCE/PE, TCE/RS e TCE/TO.

Crédito da foto: Olacefs

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques