menu

XII Ciclo do TCE/SC reúne 324 gestores municipais em Rio do Sul

ter, 27/07/2010 - 14:14
XII Ciclo do TCE/SC reúne 324 gestores municipais em Rio do Sul

     O XII Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal reuniu, nesta terça-feira (27/7), em Rio do Sul, 324 gestores — entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, contadores, profissionais que atuam em comissões de licitações, fiscais de obras e demais técnicos — de municípios que integram a região do Alto Vale do Itajaí. O evento, promovido pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), tem como objetivo orientar os gestores e técnicos da administração pública municipal sobre as melhores práticas de gestão.
     Na solenidade de abertura, o corregedor-geral da Corte catarinense, conselheiro Luiz Roberto Herbst, que representou o presidente do TCE/SC, conselheiro Wilson Rogério Wan-Dall, destacou a importância do evento. “O modelo [do XII Ciclo], em duas clientelas temáticas, propicia interação entre os representantes do Tribunal e os participantes”, destacou, referindo-se à programação voltada aos agentes políticos e aos técnicos municipais, esta dividida em quatro oficinas. “Espero que o XII Ciclo contribua para melhorar a aplicação dos recursos públicos”, complementou.
     Na oportunidade, o prefeito de Rio do Sul e vice-presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi), Milton Hobus, falou da importância da transparência e da eficiência no uso do dinheiro público. “A boa gestão é que faz a transparência”, ressaltou. A vereadora de Taió Iara Mariza Bonin, que representou a União de Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí (Ucavi) e União dos Vereadores de Santa Catarina (Uvesc), parabenizou o TCE/SC pela iniciativa e os participantes pela busca de informação. “Buscar orientação faz com que a administração pública dê certo”, enfatizou a vereadora.
     Também participaram da abertura do evento o secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) em Santa Catarina, João Manoel Dionísio, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPSC) Ricardo Paladino, a procuradora do Ministério Público junto ao TCE/SC (MPjTCE), Cibelly Farias; a prefeita de Lontras, Martina Zucatelli; e o vereador de Rio do Sul Dionísio Maçaneiro.
     O Ciclo é a principal atividade de capacitação externa realizada pelo TCE/SC, por meio do Instituto de Contas. Até o dia 5 de agosto, outros cinco encontros serão realizados: Blumenau (28/7), Jaraguá do Sul (29/7), Videira (3/8), Joaçaba (4/8) e Lages (5/8).
     O evento conta com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), das associações de municípios, da Uvesc, do MPSC, do MPjTCE e do TCU. Os recursos são provenientes do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex).

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques