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Agendamento Virtual é adotado pelo gabinete do conselheiro José Nei Ascari, do TCE/SC, para realização de atendimentos a gestores públicos e a procuradores

seg, 25/07/2022 - 16:33
Banner em tom de cinza-claro com marcas d'água de círculos. Ao centro, destaca-se o logotipo do serviço, formado pelo nome Atendimento Virtual e a sigla TCE/SC, ambos em cor preta, e os ícones que representam um usuário e uma caixa de mensagem na cor azul-escuro. No canto inferior direito do logotipo, há o título Agendamento Virtual acompanhado dos ícones de telefone, de calendário e fone de ouvido, todos em tom de azul-escuro.

Outro gabinete de conselheiro começou a utilizar o serviço de Agendamento Virtual do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) para fazer atendimentos de jurisdicionados, procuradores, advogados e público em geral com dúvidas sobre processos, atos e procedimentos da Instituição. Agora, também é possível entrar em contato, eletronicamente, com a equipe do conselheiro José Nei Ascari, por meio do item Atendimento Virtual, disponível no Acesso Rápido, localizado no lado esquerdo da página principal do Portal do TCE/SC.    

A ferramenta permite a marcação de horário e funciona 24 horas por dia. Desde que foi lançado, em novembro do ano passado, o sistema já vem sendo usado pela Secretaria-Geral (SEG), pelas diretorias responsáveis pelas atividades de fiscalização e pelos gabinetes dos conselheiros Luiz Roberto Herbst, Wilson Rogério Wan-Dall e César Filomeno Fontes e do conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca.   

O agendamento é simples. Basta escolher a unidade que tem relação com a demanda — no espaço, há uma breve descrição sobre a atuação de cada uma — e preencher os campos do formulário. Na véspera do atendimento, será enviado, por e-mail, um lembrete do compromisso, com link para a reunião que ocorrerá na plataforma Teams. São necessários o uso de microfone e de câmera e a apresentação de um documento com foto.  

O Atendimento Virtual também propicia a solicitação de atendimento em tempo real. Nesse caso, o serviço é via Balcão Virtual e é executado por servidores da Ouvidoria e de coordenadorias da SEG. Ocorre durante o período vespertino e obedece à ordem de chegada no ambiente eletrônico.   

A viabilização da oferta dessas formas de atendimento estava prevista no Plano de Ação 2019-2022 da Corte catarinense. O projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, com orientações da Diretoria-Geral de Controle Externo. Contemplou a realização de treinamento dos profissionais de cada área encarregados do contato com o público externo e a adaptação do Portal para disponibilização do serviço. 

  

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