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Gabinetes dos conselheiros Wilson Wan-Dall e César Fontes, do TCE/SC, passam a utilizar o serviço de Agendamento Virtual para fazer atendimentos

seg, 13/06/2022 - 14:22
Banner em tom de cinza-claro com marcas d'água de círculos. Ao centro, destaca-se o logotipo do serviço, formado pelo nome Atendimento Virtual e a sigla TCE/SC, ambos em cor preta, e os ícones que representam um usuário e uma caixa de mensagem na cor azul-escuro. No canto inferior direito do logotipo, há o título Agendamento Virtual acompanhado dos ícones de telefone, de calendário e fone de ouvido, todos em tom de azul-escuro.

O serviço de Agendamento Virtual do Tribunal de Contas de Santa Catarina conta, a partir desta segunda-feira (13/6), com o atendimento dos gabinetes dos conselheiros Wilson Rogério Wan-Dall e César Filomeno Fontes. A ferramenta, disponível no banner Atendimento Virtual, localizado no lado direito da página principal do Portal do TCE/SC, é voltada a jurisdicionados, procuradores, advogados e público em geral, que tenham dúvidas sobre processos, atos e procedimentos do órgão de controle externo.  

Lançado em novembro do ano passado, o sistema para marcação de horário funciona 24 horas por dia e já vem sendo usado pela Secretaria-Geral (SEG), pelas diretorias responsáveis pelas atividades de fiscalização e pelo gabinete do conselheiro Luiz Roberto Herbst. Para efetuar o agendamento, basta escolher a unidade que tem relação com a demanda — no espaço, há uma breve descrição sobre a atuação de cada uma — e preencher os campos do formulário. Na véspera do atendimento, será enviado, por e-mail, um lembrete do compromisso, com link para a reunião que ocorrerá na plataforma Teams. São necessários o uso de microfone e câmera e a apresentação de um documento com foto. 

O conselheiro Wan-Dall destaca que essa opção de atendimento, por meio de videoconferência, permitirá ser tão ou mais eficiente que uma visita presencial, uma mensagem de e-mail ou um telefonema para o esclarecimento de dúvidas e a obtenção de informações sobre processos vinculados ao seu gabinete. Salienta que evitará o deslocamento de agentes públicos e demais interessados, “o que significa melhor gestão do tempo, sem prejuízo da atenção que é devida a todos” e acrescenta que a medida está em sintonia com os novos tempos, “em que somos motivados a fazer o bom uso da tecnologia para alcançarmos os nossos objetivos”. 

Ao ressaltar a importância da iniciativa, o conselheiro César Filomeno Fontes afirma que é uma demonstração da “preocupação do Tribunal em orientar os gestores e contribuir para o aprimoramento da gestão pública”. Segundo ele, embora o atendimento de forma virtual já esteja sendo prestado pelo seu gabinete, a utilização da nova plataforma é uma novidade que aproxima ainda mais o gabinete e os jurisdicionados.   

Outra forma de contato com servidores do TCE/SC, também disponibilizada junto com o Agendamento, é o Balcão Virtual, cujo atendimento, feito pela Ouvidoria e por coordenadorias da SEG, ocorre em tempo real, durante o período vespertino, obedecendo à ordem de chegada no ambiente eletrônico. "O atendimento na forma virtual agiliza a comunicação entre Tribunal de Contas e jurisdicionados, procuradores e público interessado e evita deslocamentos desnecessários", acrescenta o conselheiro Herbst. 

Previsto no Plano de Ação 2019-2022 da Corte Catarinense, o projeto foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, com orientações da Diretoria-Geral de Controle Externo. Contemplou, ainda, a realização de treinamento dos profissionais de cada área encarregados do contato com o público externo e da adaptação do Portal para disponibilização do serviço. 

 

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