menu

Nova ferramenta para acesso a informações sobre licitações reforça caráter de transparência do TCE/SC

ter, 09/11/2021 - 19:02
Nova ferramenta para acesso a informações sobre licitações reforça caráter de transparência do TCE/SC

A partir desta terça-feira (9/11), o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) reforça o compromisso com a transparência na divulgação de dados públicos. Em transmissão ao vivo pelo canal do TCE/SC no Youtube, a Corte de Contas apresentou o Painel de Oportunidades, que facilita o acesso a informações e que aprimora a gestão pública e a boa governança.  A ferramenta tem o objetivo de ampliar a divulgação dos procedimentos licitatórios em andamento e publicados pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, por municípios, autarquias, fundações e demais órgãos públicos de todo o Estado. 
No painel de Oportunidade serão disponibilizados os editais e informações básicas das licitações encaminhadas ao TCE/SC. “O painel amplia em muito a publicidade desses processos e possibilita maior competitividade entre aqueles que se candidatam à execução de obras, vendas ou à oferta de serviços para o setor público. O resultado acaba sendo melhores ofertas”, afirma o diretor de Informações Estratégicas, Nilsom Zanatto. 
A adoção do painel repercute em pelo menos quatro frentes: aos servidores públicos ligados ao controle externo, com impacto positivo na produtividade; às empresas que participam ou pretendem participar de licitações públicas, uma vez que terão mais dados à disposição para identificar oportunidades de fornecimento e embasar propostas; ao cidadão, que pode exercer com mais facilidade o controle social; e ao poder público, que se beneficia a partir do momento em que mais empresas estarão aptas a participar de processos licitatórios. 
Como funciona 
Na apresentação da tarde desta terça-feira, o auditor fiscal de Controle Externo Alessandro Marinho de Albuquerque demonstrou como é simples acessar os dados. O painel permite utilizar filtros para separar os dados por região, município ou unidade gestora (secretaria, autarquia ou fundação). Também é possível filtrar as informações por modalidade, tipo de licitação, ramos da obra ou serviço de engenharia, entre outros. Os dados do painel são atualizados diariamente com base nas informações dos editais encaminhadas ao TCE no dia anterior. 
O Painel de Oportunidades está disponível na área Informações dos Municípios, onde também podem ser acessadas mais ferramentas de acompanhamento, como os painéis de Limites, Despesas, Receitas, do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) e da Educação, além de outras informações encaminhadas ao Tribunal.

Galeria de Fotos
Fechar
Publicações
Sessões e eventos

Destaques
Rádio TCE/SC