menu

Novos auditores fiscais de controle externo tomam posse no TCE/SC e participam de programa de capacitação

seg, 05/07/2010 - 13:33
Novos auditores fiscais de controle externo tomam posse no TCE/SC e participam de programa de capacitação

     O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Wilson Rogério Wan-Dall, empossou na quinta-feira (1º/7), 37 servidores no cargo de auditor fiscal de controle externo. Os empossados — 26 na área de ciência jurídica, seis com habilitação em ciências contábeis e cinco com habilitação em ciências da administração — foram convocados pelo TCE na última chamada do concurso público realizado em 2006.
     Durante a solenidade, realizada no auditório, o presidente Wilson Wan-Dall deu as boas vindas aos novos integrantes da Instituição, logo após a assinatura dos termos de posse. "Desejo parabenizar os novos servidores do Tribunal de Contas e em especial seus familiares e amigos que aqui se encontram”, destacou.
Ao registrar a trajetória de 54 anos da Instituição, sempre em busca do contínuo processo de aperfeiçoamento para atender às demandas da sociedade e contribuir no aperfeiçoamento da gestão pública, Wan-Dall lembrou aos empossados sobre “a importância do empenho de todos através do comprometimento com o serviço público e da preservação dos padrões éticos”.
     Participaram do evento o supervisor do Instituto de Contas do TCE (ICON), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Junior; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/SC (OAB), Paulo Roberto de Borba; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jefferson Luis Kravchychyn; diretores e servidores do TCE, além de familiares dos empossados.
     Ao falar aos novos técnicos, o conselheiro Adircélio destacou a importância do ICON ao promover, de forma planejada, a política de capacitação voltada para a valorização e o aperfeiçoamento técnico-profissional dos servidores do Órgão. “Hoje, iniciamos a formação de 37 novos servidores com um programa que terá uma carga horária de 45 horas/aula, organizado pelo Instituto de Contas em conjunto com as diretorias gerais de planejamento e administração e de controle externo”.
     O treinamento, que teve início na quinta-feira (1º/7) e será desenvolvido até o dia 12/7, tem como objetivo motivar e capacitar os novos servidores para a realização da complexa atividade de controle da administração pública. As atividades são realizadas sempre das 13 às 19 horas, com abrangência nas diversas áreas de conhecimentos necessários ao bom desempenho das funções de controle externo.
    A capacitação dos novos servidores está sendo desenvolvida com base em exposições dos diretores e de representantes de todas as unidades da Corte de Contas. Os palestrantes estão repassando aspectos da atuação, das funções, da composição e da estrutura do Tribunal de Contas de Santa Catarina, com enfoque “na sua principal missão que é a de fiscalizar as contas públicas”, destacou o supervisor Adircélio.
     Ao todo, serão oito dias de curso. A primeira palestra, ministrada pelo conselheiro Salomão Ribas Junior, abordou o tema “Tribunais de Contas, Controle Externo, Ética e Cidadania”. Na seqüência, o procurador-geral do MPjTCE, Mauro André Flores Pedrozo, falou sobre as atribuições do Órgão.
     Os novos auditores fiscais também terão palestras sobre temas ligados à atividade-fim do Tribunal, como orçamento público: planejamento, execução e acompanhamento; contabilidade pública e privada; sistema e-sfinge; licitações e contratos; auditoria de obras; planejamento estratégico; prestação de contas; atos de pessoal; auditoria operacional; Lei de Responsabilidade Fiscal e controle interno (veja quadro com a programação completa).
Clique aqui para ver o PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS SERVIDORES

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques