menu

Para onde vai o seu dinheiro – Podcast 1 - Introdução

ter, 14/09/2021 - 15:07

(OUÇA
 

TRILHA 1  - PARA ONDE VAI O SEU DINHEIRO

Locutor: A Rádio TCE inicia a série ‘Para Onde Vai o Seu Dinheiro’. O objetivo é levar à população catarinense informações de como o Governo do Estado aplicou os recursos públicos. 

Locutora: Você vai saber como foi a gestão orçamentária e financeira do Estado em 2020, com base no parecer prévio sobre as contas do Governo. O parecer prévio é emitido pelo Tribunal de Contas e serve de subsídio para os deputados estaduais julgarem as contas prestadas pelo governador. 

Locutor: Esse é mais um instrumento que permite à população fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e exigir os seus direitos. A versão escrita do ‘Para Onde Vai o seu Dinheiro’ tem 19 edições publicadas. Agora, com a divulgação em áudio, o TCE/SC quer atingir um número maior de pessoas, com um conteúdo mais acessível. 

Locutora: De acordo com a Constituição Estadual, anualmente, o Tribunal de Contas deve analisar o Balanço Geral do Governo do Estado. O Balanço Geral contém a prestação de contas do ano anterior. Após uma verificação detalhada, feita por auditores do TCE/SC, o relator do processo elabora uma proposta de voto. Essa proposta é analisada pelos demais conselheiros do Plenário e resulta no parecer prévio. O parecer prévio vai subsidiar o julgamento das contas, que é feito pelos deputados da Assembleia Legislativa. 

Locutor: O artigo 48 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) recomenda transparência na gestão das contas públicas e determina a publicação de uma versão simplificada do parecer prévio das contas do Governo. A divulgação da análise das contas também atende o artigo 5º da Constituição Federal, que garante o direito à informação como valor fundamental nas sociedades democráticas. 

Locutora: Durante a série, você vai saber mais sobre a gestão orçamentária e financeira do Estado em 2020, como foi a aplicação dos recursos públicos em saúde, educação, segurança, previdência e outras áreas de responsabilidade do Governo.  

VOLTA TRILHA 1 
 
Locutor: Além de acompanhar nossos podcasts, você pode acessar a versão escrita do ‘Para Onde Vai o Seu Dinheiro’ no Portal do TCE/SC, na internet. O endereço é o www.tcesc.tc.br.

VINHETA 

Locutora: Você acabou de ouvir ‘Para Onde Vai o Seu Dinheiro’

Tempo: 02’32”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques