Resolução do Tribunal de Contas de Santa Catarina — N. TC-127/2016 — amplia as possibilidades de comunicação do cidadão com a Ouvidoria do órgão. Além dos meios já existentes, como telefone, e-mail, site, entre outros, será possível, a partir desta segunda-feira (3/10), estabelecer contato para solicitações, informações, reclamações e sugestões via aplicativo WhatsApp, pelo número (48) 8482-6854. A norma foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do TCE/SC de 29 de agosto.
Na exposição de motivos, o presidente do TCE/SC, conselheiro Luiz Roberto Herbst, destacou que a evolução tecnológica “fez surgir outras formas eletrônicas de comunicação, de grande usabilidade pela população” e que o poder público, como ator social de alta relevância, pode e deve utilizar essas novas ferramentas “para manter conexão dinâmica e imediata com a sociedade”.
O conselheiro Júlio Garcia, relator do projeto de resolução aprovado na sessão de 22 de agosto, ressaltou que a alteração da normativa não se restringe à adoção do WhatsApp, mas abrange todo e qualquer novo meio tecnológico que venha a surgir. “Considerando que milhares de novos programas e aplicativos são idealizados, desenvolvidos e lançados a cada dia, aplicativos populares podem rapidamente ser substituídos pelo surgimento de novas mídias”, explicou, ao defender a forma mais generalizada do texto da nova Resolução.
A iniciativa de alteração e atualização da Resolução n. TC-028/2008 — que instituiu a Ouvidoria no TCE/SC — partiu da própria unidade e foi acolhida por seu supervisor, conselheiro Wilson Wan-Dall.
Saiba mais 1: O aplicativo WhatsApp Messenger
É um aplicativo de mensagens multiplataforma, que permite trocar mensagens pelo celular sem pagar por SMS, compartilhar arquivos multimídia, como fotos, vídeos e mensagens de voz, em tempo real, por meio de uma conexão à internet. A ferramenta está disponível para a maioria das marcas de celular e é compatível com diversos sistemas operacionais de smartphone¸ sendo amplamente popular e difundido entre a população brasileira e figurando, atualmente, como um dos meios de comunicação mais utilizados. |
Saiba mais 2: Atendimentos da Ouvidoria
Ano |
Nº de contatos |
2013 |
1.232 |
2014 |
902 |
2015 |
1.100 |
Fonte: Ouvidoria do TCE/SC.