menu

Congresso Brasileiro de Biblioteconomia ocorreu no TCE/SC

qui, 11/07/2013 - 15:23
Congresso Brasileiro de Biblioteconomia ocorreu no TCE/SC

Foi realizado, de 8 a 10 de julho, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), em Florianópolis, o 4° Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas (SNDIJ), evento paralelo ao XXV CBBD (Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação). “Desejo um seminário profícuo de ideias, debates e soluções”, enfatizou a diretora-executiva do Instituto de Contas do TCE/SC, Joseane Aparecida Corrêa, na abertura do evento, na segunda-feira de manhã, oportunidade em que representou o presidente Salomão Ribas Junior.

Em sua manifestação, a representante do Tribunal ressaltou que o presidente Ribas Jr. elegeu entre as políticas estratégicas da sua gestão a reestruturação da biblioteca da Corte de Contas — Conselheiro Nereu Corrêa — através do redimensionamento do acervo documental e bibliográfico. Na sua solenidade de posse, em fevereiro deste ano, o conselheiro enfatizou a intenção de tornar o local disponível ao público; de tornar mais atual o espaço “Odilon Lunardelli”, com obras de catarinenses e sobre Santa Catarina; e de criar uma área de literatura e informações sobre o combate à corrupção e a defesa da ética na administração pública.

Bibliotecários, cientistas da informação e arquivistas que atuam nas áreas de informação e documentação jurídicas assistiram a conferências e painéis com os seguintes eixos temáticos: Bibliotecas digitais – cenários e tendências; Informação jurídica – antigas práticas, novos modelos; Bibliotecas, arquivos e museus em prol da qualidade na gestão da informação jurídica; Soluções ao alcance de todos. O objetivo do evento é refletir sobre o papel do bibliotecário jurídico, o compartilhamento de experiências com bibliotecários e outros profissionais atuantes na área de documentação e informação jurídica, a partir da discussão sobre sua prática profissional e sobre os desafios atuais e futuros.

O Seminário Nacional foi realizado pela primeira vez fora de Brasília. As três primeiras edições ocorreram no Tribunal de Contas da União (em 2007), no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (em 2010) e na Câmara Legislativa do Distrito Federal (2012). O evento é promovido pela Associação dos Bibliotecários do Distrito Federal (ABDF), em parceria com os Grupos de Informação e Documentação Jurídica de São Paulo (GIDJ/SP) e de Santa Catarina (GIDJ/SC) e apoio da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab).

Saiba mais: Assuntos
- Informação jurídica: antigas práticas, novos modelos.
- Processo de elaboração da tabela de classificação jurídica da Biblioteca da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
- Organização do conhecimento jurídico brasileiro: um caso de historiografia biblioteconômica.
- Leitura documentária: estudo com os bibliotecários na área jurídica da cidade de João Pessoa.
- Bibliotecas jurídicas: bases para a construção do futuro.
- Retrospectiva histórica dos eventos de documentação e informação jurídica no Brasil.
- Painel dos GIDJs no Brasil.
- Bibliotecas, arquivos e museus em prol da qualidade na gestão da informação jurídica.
- Informação Jurídica: contribuições da arquitetura e organização da informação no âmbito da Câmara dos Deputados.
- A contribuição da biblioteca para a difusão do conhecimento: a experiência do Tribunal Marítimo.
- Reflexões sobre a formação do acervo da Academia de Direito do Largo de São Francisco: do século XIX aos nossos dias.
- Bibliotecas digitais: cenários e tendências.
- Repositório digital: DSpace como uma ferramenta de gestão da informação em escritórios de advocacia.
- Biblioteca Digital do Senado Federal: 2006 - 2013: uma análise dos desafios e soluções.
- Curtiu?: A experiência da Biblioteca do Senado Federal no uso das mídias sociais.
- Estudo de terminologias da área jurídica em sistemas de organização do conhecimento à luz do Código de Processo Civil brasileiro: com ênfase na Classificação Decimal Universal e Classificação Decimal de Direito.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques