menu

Conselheiro Wilson Wan-Dall representa TCE/SC na solenidade que marcou aniversário de 50 anos da Defesa Civil do Estado

sex, 19/05/2023 - 11:30
Banner horizontal com a foto de diversas autoridades, que estão em pé, entre elas, o conselheiro Wilson Wan-Dall

O conselheiro Wilson Wan-Dall representou o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) em solenidade que marcou os 50 anos de criação da Defesa Civil de Santa Catarina, realizada nesta quinta-feira (18/5), em Florianópolis. Em celebração à data, ocorreu também a Cerimônia Comemorativa com entrega de medalhas, homenagens, lançamento da Canção da Defesa Civil e abertura do Edital de Coletânea de Fotografias Históricas.

O conselheiro destacou o papel importante do órgão nestas cinco décadas de atuação em defesa da sociedade catarinense e congratulou todos os atuais e ex-integrantes que ajudaram e que ajudam a fazer da Defesa Civil de Santa Catarina referência nacional e internacional. “A Defesa Civil estadual é motivo de orgulho para Santa Catarina”, resumiu Wan-Dall.

De acordo com o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), coronel Armando Schroeder, ao longo destes 50 anos, foram atendidos mais de 874 desastres, com cerca de 2 milhões de pessoas atingidas. O secretário destacou a forma rápida e eficiente com a qual a Defesa Civil dá respostas às necessidades dos catarinenses, fazendo uso de meios tecnológicos, serviço de meteorologia 24 horas por dia e envio de avisos e alertas para a população, além de quatro radares meteorológicos e controle de barragens.

Na ocasião, o secretário Schroeder e a vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, entregaram medalhas de “Mérito da Defesa Civil de Santa Catarina” para diversas autoridades que vivenciaram e auxiliaram nos maiores desastres registrados, como a enchente de Tubarão em 1974, as enchentes em Blumenau em 1983 e 1984, e a tragédia no Morro do Baú, no Vale do Itajaí, em 2008.

A Medalha foi instituída por meio do Decreto nº 1.365, de 16 de maio de 2008, em homenagem àquele que organizou a Defesa Civil em solo catarinense: o ex-governador Colombo Machado Salles. O objetivo da Medalha é homenagear militares, civis e instituições que tenham se destacado por relevante participação nas atividades da Defesa Civil.

Os homenageados foram o Dr. Irmoto Feuerschuette, prefeito de Tubarão em 1974; Major Clavius Medeiros Varella, ex-comandante da 3ª Companhia de Infantaria de Tubarão; Major-Brigadeiro do Ar Adenir Siqueira Viana, piloto do 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira, Esquadrão de Busca e Salvamento, sediado na base aérea de Florianópolis; e o sr. Ademar Felisky, prefeito de Ilhota em 2008.

As homenagens também se estenderam a alguns servidores da Defesa Civil de Santa Catarina, pessoas que trabalham veementemente para fazer com que a Secretaria esteja sempre em destaque nas ações de proteção, prevenção, autoproteção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Defesa Civil Estadual.

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques