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Plano de ação para educação corporativa dos TCs prioriza educação compartilhada

qui, 06/12/2012 - 14:50

A  continuidade do Programa Nacional de Educação Compartilhada, com a inclusão de novos parceiros — Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco do Brasil (BB) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap) — e a ampliação da parceria com o Instituto Serzerdello Corrêa (ISC), do Tribunal de Contas da União. Esta foi uma das prioridades eleitas para o Plano de Ação 2013 do Grupo de Educação Corporativa (GEC), do Programa de Modernização do Sistema de Controle Externo dos Estados, Distrito Federal e Municípios Brasileiros (Promoex). A minuta do documento foi aprovada, nesta terça-feira (4/12), ao final de dois dias de reunião técnica do Grupo temático, na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina, em Florianópolis.
 

A elaboração de manuais com instruções, normas e recomendações para orientar a contratação de docentes e a implantação do ensino à distância nos Tribunais de Contas brasileiros também estão entre as ações eleitas para 2013. O plano ainda contempla a elaboração de norma específica prevendo a representação do GEC no Instituto Rui Barbosa — associação civil de estudos e pesquisas dos tribunais de contas — para formalizar a participação dos técnicos dos tribunais e a atuação do Grupo junto ao IRB, diante do encerramento do Promoex, em 2013.
 

“O Plano de Ação 2013 ainda será submetido à validação  de todos os integrantes do GEC, até o final do ano”, adianta a coordenadora do Grupo, Joseane Aparecida Corrêa, diretora executiva do Instituto de Contas (Icon) — unidade do TCE/SC responsável por promover a política de educação corporativa. Além disso, a proposta será apresentada aos responsáveis pelas unidades de educação corporativa das 34 Cortes de Contas do País,  no início do ano que vem, diante do atual período de transição determinado por eleições dos seus  novos dirigentes.
 

Segundo a coordenadora do GEC, a busca de alternativas, para ampliar e fortalecer a articulação com os demais grupos temáticos do Promoex, permeou os debates na reunião técnica. Para os integrantes do Grupo, a aproximação é condição fundamental para que o Plano  de Ação 2013 reflita as reais necessidades de capacitação dos TCs. “A elaboração de norma que regule a forma de representação do  GEC e  de outros grupos temáticos  no IRB vai contribuir para a continuidade das ações articuladas durante o Promoex ”, considera a coordenadora do GEC.
 

A avaliação do III Encontro Técnico de Educação Corporativa dos Tribunais de Contas (Educorp), realizado agosto na sede do TCE/PR, e o planejamento IV Educorp — programado para os dias 28, 29 e 30 de agosto de 2013, na sede da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do TCE/MG, também estiveram na pauta da reunião técnica do GEC, nesta terça-feira (4/12). Ficou decidido que um questionário a ser enviado para os líderes do Grupo servirá de base para definir o temário da quarta edição do evento que, além de palestras e oficinas, contará com a apresentação de cases de sucesso na área de educação corporativa. A realização do IV Educorp também é uma dos projetos previstos para o Plano de Ação 2013 do GEC.
 

Outra ação aprovada para o ano que vem é o desenvolvimento de um curso sobre a elaboração de Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), na modalidade à distância, para capacitar os representantes das unidades de educação corporativa dos tribunais de contas. O conteúdo terá como base o trabalho apresentado por representantes do TCE/TO,  no III Educorp.
 

O assunto seria abordado em oficina programada para a reunião técnica do GEC, nesta terça-feira (4/12). Como a pauta dos trabalhos estava extensa, as facilitadoras da ação pedagógica, Dagmar Gemelli, diretora do Instituto de Contas 5 de Outubro, e Marilda Piccolo, coordenadora de formação da unidade de educação corporativa do TCE/TO, se restringiram a promover um nivelamento sobre os conceitos e princípios norteadores de um PDI, diante  da decisão do Grupo de promover a formatação de um curso específico sobre o tema.
 

O ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Instituto Rui Barbosa também foi assunto no segundo dia do encontro. A coordenadora técnica do IRB, Marcia Barbosa Soares, apresentou o curso-teste do novo ambiente — “Ética no Serviço Público” —, iniciado no último dia 27 de novembro e concluído nesta quarta-feira (5/12). O curso piloto serviu para  que representantes do GEC e do Grupo de Gestão de Pessoas (GGP) do Promoex avaliem a nova modalidade de capacitação a ser oferecida pelo IRB. 
 

A realização de cursos à distância em ambiente virtual é uma modalidade de ensino que ganha força e é vista com entusiasmo entre os profissionais responsáveis pela capacitação e aperfeiçoamento dos corpos funcionais dos Tribunais de Contas. A coordenadora do GEC destaca que, além da manutenção da parceria com Instituto Serzerdello Corrêa, do TCU, e da inclusão dos novos parceiros, o Programa Nacional de Educação Compartilhada 2013 vai valorizar a oferta de cursos virtuais promovidos pelos TCs que já dispõem de plataformas para AVA, como os TCEs de Tocantis,  de São Paulo e do Paraná. “O ambiente virtual de aprendizagem facilita o acesso e o compartilhamento de soluções de capacitação, além de promover a interação dos servidores dos Tribunais de Contas”, considera Joseane.
 

A experiência bem sucedida com o compartilhamento de ações educacionais pelo ISC/TCU e a parceria com o GEC, no desenvolvimento do Programa Nacional de Educação Compartilhada este ano, mereceu destaque na exposição de Adriano Amorim , diretor-geral, e Benjamim Lima Junior, diretor de Desenvolvimento de Competências, do Instituto, na reunião técnica, em Florianópolis. Os representantes  do ISC  ressaltaram a eficiência da metodologia da oferta compartilhada de vagas coordenada pelo GEC. Para os representantes do TCU, a centralização das demandas e a distribuição de vagas  aos Tribunais de Contas permitiu ao Instituto atender as solicitações de maneira uniforme  e a metodologia passou a ser utilizada na oferta de vagas para outros órgãos e entes federais que demandaram cursos ao ISC/TCU.

 

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