menu

Análise técnica do Tribunal de Contas sobre as contas do governo de 2022 entra na reta final. Pela primeira vez as considerações finais das contas terão versão bilíngue

qua, 10/05/2023 - 08:17

VINHETA TCE INFORMA

(OUÇA)

Locutor: Terminou nesta segunda-feira, dia 8 de maio, o prazo para manifestação do Governo do Estado e do ex-governador Carlos Moisés da Silva, sobre os apontamentos da Diretoria de Contas de Governo (DGO), do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), acerca das contas do exercício financeiro de 2022.

O relatório elaborado pela Coordenadoria de Contas de Governo Estadual da DGO é composto por 330 páginas, e traz informações sobre a gestão fiscal, orçamentária, patrimonial e financeira do Estado no ano passado.

Concluído o prazo do Governo do Estado, a área técnica do TCE/SC terá até esta quinta-feira, dia 11, para avaliar as informações complementares apresentadas e para enviar o relatório para o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, para emissão de parecer até 16 de maio.

Na sequência, o conselheiro Luiz Eduardo Cherem, relator do Balaço Geral este ano, terá até o dia 20 para elaborar o seu relatório e a proposta de parecer prévio a ser submetida à apreciação do Tribunal Pleno na sessão extraordinária híbrida marcada para o dia 23 de maio, a partir das 14 horas.

O parecer prévio serve de base para o julgamento da matéria na Assembleia Legislativa, a quem cabe aprovar ou rejeitar o balanço geral do Estado. Também permitirá que a sociedade catarinense tenha acesso a informações sobre o desempenho do Poder Público em funções essenciais como educação, saúde, gestão ambiental, segurança pública, assistência social e transporte.

Sinal Sonoro

Locutor: Pela primeira vez, as considerações finais do relatório técnico que está sendo elaborado pela Diretoria de Contas de Governo (DGO), do TCE/SC, sobre o Balanço Geral do exercício de 2022, terão uma versão também em inglês.

A iniciativa surgiu a partir do entendimento de que o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) deve reforçar a sua interação com organismos internacionais e a necessidade de adotar padrões mundiais para que entidades, como a Fitch Ratings Brasil Ltda. e a Standard & Poor´s Rating Services, agências que avaliam o risco de crédito e a solidez financeira do Estado, tenham acesso facilitado às informações.

A análise da área técnica do Tribunal contempla a verificação dos orçamentos públicos, da arrecadação e das despesas realizadas, como o cumprimento dos limites constitucionais e legais dos gastos com saúde, educação, pessoal e endividamento.

A coordenadora de Contas de Governo Estadual, Gissele Souza Nunes, explica que diante das convergências às normas internacionais e da importância das informações aos usuários internos e externos do país, percebeu-se a necessidade de evoluir a avaliação das contas apresentando as informações principais das análises técnicas também em língua inglesa.

VINHETA TCE INFORMOU

Tempo: 03’30”

Autor
Agência TCE/SC
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques