menu

TCE/SC elege 17 iniciativas prioritárias para 2016

ter, 15/03/2016 - 18:21
TCE/SC elege 17 iniciativas prioritárias para 2016

O Plano de Ações/2016, que marcará o último ano de execução do atual Planejamento Estratégico 2013-2016 do Tribunal de Contas de Santa Catarina, elegeu 17 iniciativas prioritárias para este exercício. O documento foi aprovado pela Portaria N. TC - 160/2016, assinada pelo presidente do TCE/SC, conselheiro Luiz Roberto Herbst, e publicada nesta terça-feira (15/3), no Diário Oficial Eletrônico (DOTC-e) do órgão de controle externo. No Anexo Único da Portaria constam os responsáveis pela coordenação das atividades, a associação aos objetivos estratégicos e as unidades envolvidas (Saiba mais 1).

No âmbito da gestão de pessoas, uma das prioridades eleitas é a execução do cronograma do concurso público para o preenchimento de 52 vagas no cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo, contemplando a capacitação e alocação dos aprovados. Na mesma direção, está a definição dos procedimentos para a implantação da promoção por merecimento — a primeira avaliação deverá ser aplicada em outubro deste ano. O desenvolvimento e implantação do novo sistema de processos (e-Siproc) é a iniciativa prioritária para acelerar a tramitação dos processos.

Para aprimorar as ações de fiscalização, o Plano de Ações/2016 elegeu a implantação do sistema de fiscalização (e-Audit), em consonância com a aplicação do Manual de Auditoria de Regularidade. O trabalho deverá considerar ações voltadas à promoção de treinamento, execução de pilotos e avaliação. O monitoramento da concessão de recursos a entidades sem fins lucrativos pela administração municipal, com a viabilização de consultas internas e externas, e a implementação de novos procedimentos — conteúdos, metodologia e automação — relacionados à Prestação de Contas de Unidades Gestoras também concorrem para o mesmo objetivo estratégico.

A informatização do Plano de Ação do Controle Externo, com vistas a agilizar a sua elaboração e permitir o monitoramento das ações, e a implantação do controle de qualidade das atividades de auditoria, para suprir deficiência apontada, em 2015, pelo Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas (MMD-TC), são mais duas iniciativas que buscam o aprimoramento da fiscalização realizada pelo TCE/SC. O controle de qualidade atenderá ao que estabelecem o novo Manual de Procedimentos de Auditoria de Regularidade, aprovado pela Portaria N. TC-0670/2015, e o dispositivo nº 4.600, que consta das  Normas de Auditoria Governamental (NAGs) aplicáveis ao controle externo brasileiro.

 

Acesso às informações

No âmbito das relações com os públicos estratégicos — internos e externos — e da transparência, foi aprovada a construção da nova Intranet e a sua integração, numa mesma plataforma, com o Portal do TCE/SC. Unificar o acesso e rever os critérios de manutenção e atualização dos conteúdos, com amparo na normatização de procedimentos, são atividades elencadas nesse contexto.

Outra iniciativa priorizada para promover a transparência das informações de interesse público é a consolidação das bases de dados sobre finanças públicas municipais, disponíveis no Portal da Instituição, em uma única seção. A ideia é permitir o acesso a informações de interesse coletivo, produzidas, guardadas e organizadas pelo órgão de controle externo, independentemente de solicitações, de maneira mais ágil e fácil. Com o uso de meios viabilizados pela era digital e uma linguagem mais acessível, o objetivo é facilitar o acesso, a compreensão e a análise dos dados financeiros e orçamentários das prefeituras, pelos diversos públicos estratégicos do Tribunal e pela sociedade em geral, em sintonia com diretrizes da Lei de Acesso à Informação (lei nº 12.527/2011)

 No campo da intensificação do uso da Tecnologia da Informação, está a ampliação do acesso ao banco de dados do TCE/SC pelas unidades técnicas, por meio da oferta de ferramentas e treinamentos, e a informatização do recebimento das declarações de bens pela Instituição.

 Também foram contempladas no Plano de Ações /2016 iniciativas voltadas à disponibilização de consultas, em âmbito interno, à Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), base de dados da Secretaria de Estado da Fazenda, e a informações sobre os óbitos registrados nos cartórios de Santa Catarina, da base de dados do Selo Digital de Fiscalização do Tribunal de Justiça do Estado. O desenvolvimento da aplicação que permitirá ao TCE/SC consultar informações relacionadas ao CPF e CNPJ, do banco de dados da Receita Federal — Infoconv — também valoriza o uso do potencial da TI e a cooperação entre a Corte de Contas e outras instituições públicas.

A execução das obras relacionadas às reformas dos Blocos A e B, em alinhamento ao objetivo estratégico de promover a satisfação e o bem-estar dos servidores, é mais uma prioridade para 2016. Já no âmbito da modernização das práticas de gestão, o Plano de Ações deste ano contempla a elaboração do Plano Estratégico 2017-2020. Entre as atividades previstas estão a elaboração do Termo de Referência para a contratação de consultoria, a realização do processo de planejamento e a aprovação do plano.

 

A execução

 De acordo com a Portaria N. TC - 160/2016, no prazo de até 15 dias úteis, as iniciativas estratégicas priorizadas no Plano de Ações deverão ser descritas na forma de projetos, com base na metodologia definida pela Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais (DPE). Caberá aos responsáveis submeter a implementação das iniciativas aos gestores das unidades organizacionais envolvidas nas atividades.

         Os resultados ou produtos obtidos deverão ser informados à DPE, para acompanhamento e comunicação da execução das iniciativas. O desenvolvimento do Plano terá a supervisão do Comitê de Planejamento Estratégico, como estabelecem a Resolução N. TC-0083/2013 e a Portaria N. TC - 160/2016, cujos integrantes participarão das reuniões periódicas de avaliação da estratégia, a exemplo dos responsáveis pelos projetos e representantes das unidades envolvidas (Saiba mais 2).

O processo que culminou com a aprovação do Plano de Ação/2016 iniciou no dia 23 de fevereiro, em reunião promovida pela Presidência, quando foi aberto prazo para o encaminhamento de sugestões das áreas técnica e administrativa. Na oportunidade, a Assessoria da Presidência submeteu às unidades uma proposta inicial que contemplava as medidas não executadas, em desenvolvimento ou concluídas de forma parcial do Plano de Ação/2015, além de novas iniciativas para atender aos objetivos previstos no Planejamento Estratégico 2013-2016.

 A definição final das iniciativas prioritárias ocorreu em duas reuniões posteriores, nos dias 4 e 7 de março. O processo de discussão teve a participação do chefe de gabinete da Presidência, Fábio Batista, dos diretores-gerais de Controle Externo (DGCE), Carlos Tramontin, e de Planejamento e Administração (DGPA), Edison Stieven, demais titulares das áreas meio e fim, além de assessores da Presidência e Corregedoria-geral.

 

Saiba mais 1: Plano de Ações/2016 do TCE/SC

PERSPECTIVA DE PROCESSOS INTERNOS

 

 

Objetivo 4: Desenvolver o relacionamento com públicos-alvo

Iniciativa

Responsável

Unidades Envolvidas

1.      Atualização e aprimoramento da Internet e da Intranet

Lúcia Helena F. de Oliveira Prujá

DIN, ACOM, Comitê de TI

2.      Consolidação das informações sobre finanças municipais disponibilizadas no site

Trícia Munari Pereira

DIN, DMU, DPE, ACOM, GAP

 

Objetivo 5: Aprimorar as ações de fiscalização

Iniciativa

Responsável

Unidades Envolvidas

3.      Monitoramento da concessão de recursos pela administração municipal a entidades sem fins lucrativos

Luiz Claudio Viana

DMU, DIN, ACOM

4.      Informatização da Prestação de Contas de Unidades Gestoras

Paulino Furtado Neto

DCE, DMU, DIN

5.      Implantação do Manual de Procedimentos de Auditoria de Regularidade e do Sistema de Fiscalização (e-Audit)

Maximiliano Mazera

DAE, DAPO, DCE, DMU, DCG, DLC, DIN, ICON

6.      Informatização do Plano de Ação do Controle Externo

Evândio Souza

DGCE, DIN, ICON

7.      Implantação do controle de qualidade das atividades de auditoria

Carlos Tramontin

DGCE, DAE, DAP, DCE, DCG, DLC, DMU

 

Objetivo 6: Acelerar a tramitação de processos

Iniciativa

Responsável

Unidades Envolvidas

8.      Implantação do sistema de processos eletrônicos (e-Siproc)

Cláudio Cherem de Abreu

SEG, APRE, DIN, Corregedoria

 

PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO

 

Objetivo 09: Modernizar as práticas de gestão

Iniciativa

Responsável

Unidades Envolvidas

9.      Elaboração do Plano Estratégico 2017-2020

Raul Fernando Fernandes Teixeira

GAP, DGCE, DGPA e DPE

 

Objetivo 10: Intensificar e aprimorar o uso da tecnologia da informação

Iniciativa

Responsável

Unidades Envolvidas

10. Ampliação do acesso ao Banco de Dados do TCE/SC pelas unidades técnicas

Paulo R. Riccioni Gonçalves

DGCE, NIE, DIN, GAP

11. Disponibilização de consultas da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Nilsom Zanatto

DAE, DCE, DCG, DLC, DMU, NIE, DIN

12. Disponibilização de consultas do Selo Digital (SisObito)

Francisco Luiz Ferreira Filho

SEG, DGCE, DIN, NIE

13. Disponibilização de consultas do Infoconv (Dados CPF e CNPJ)

Paulo Roberto Riccioni Gonçalves

DIN, DGCE, SEG, NIE

14. Implantação do recebimento das Declarações de Bens por meio eletrônico

Nilsom Zanatto

NIE, DGCE e DIN

 

Objetivo 11: Promover a satisfação e o bem-estar dos servidores

Iniciativa

Responsável

Unidades Envolvidas

15. Implementação da promoção por merecimento

Eduardo Gonzaga de Oliveira

GAP, DGP, ICON, DIN

16. Execução das reformas dos Blocos A e B

Ângelo Buratto

DGPA, DAF e DIN

17. Realização de concurso público para contratação de AFCEs

Cléber Muniz Gavi

GAP, DGPA, DGP

Fonte: Anexo Único da Portaria N. TC-0160/2016

 

 Saiba mais 2: Comitê de Planejamento Estratégico

Gabinete da Presidência (GAP) — Fábio Batista (Chefe de Gabinete)

Diretoria-Geral de Planejamento e Administração (DGPA) — Edison Stieven (Diretor)

Diretoria-Geral de Controle Externo (DGCE) — Carlos Tramontin (Diretor)

Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais (DPE) — Raul Fernandes Teixeira (Diretor)

FonteResolução N. TC-0083/2013

 

 

 

            

Galeria de Fotos
Fechar
Sessões e eventos

Conteúdo bloqueado pelo usuário
Cookies de terceiros negado.

Gerenciar Cookies

Destaques